sexta-feira, 5 de setembro de 2025

MASP Parte V. São Paulo SP.

    O paraibano Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários Associados - à época o maior conglomerado de comunicação do Brasil - foi uma das figuras mais emblemáticas desse período.










Loja MASP.


   Chateaubriand pretendia sediar o futuro museu no Rio de Janeiro, mas optou por São Paulo por acreditar que nessa cidade teria mais sucesso em arrecadar os fundos necessários para formar a coleção.











   O mercado de arte internacional passava por um momento propício para quem dispunha de fundos para adquirir obras de relevo e o Brasil passa por um momento de grande prosperidade.











   Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a Europa em reconstrução, muitas coleções eram postas à venda. O aumento exponencial da oferta derrubou os preços das obras de arte em níveis inéditos. Chateaubriand, entretanto, embora fosse um apreciador de obras de arte, era um leigo no assunto.

   Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte de São Paulo

8 comentários:

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.