▼

sábado, 3 de outubro de 2026

Parque Estadual dos três picos Parte V. Cachoeiras de Macacu RJ

    Parque Estadual dos três picos (PETP) localiza-se entre a Região Metropolitana e Serrana do estado do Rio de Janeiro, no Brasil.






   O seu nome evoca os Três Picos de Nova Friburgo, imponente conjunto de montanhas graníticas cuja altitude chega 2.366 metros acima nível do mar e é o ponto culminante da Serra do Mar.






   Com uma área aproximada de 65.113 hectares, é o maior parque estadual do estado do Rio de Janeiro, abrangendo porções dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Silva Jardim, Nova Friburgo e Guapimirim.






   Picos notórios do parque: Pico da Caledonia com 2.567 metros e Pico Maior de Nova Friburgo com 2.366 metros. O parque foi criado em 2002, por meio do Decreto Estadual n° 31.343.






   O objetivo do Parque Estadual dos três picos é formar um corredor ecológico para garantir a biodiversidade regional, interligando áreas protegidas do sul e norte do estado do Rio de Janeiro.






   O clima é classificado como af (na escala Koopen) nas partes baixas, já nas partes mais altas é classificado como mesotêrmico brando.






   Se tratando de temperatura, o mês de julho pode apresentar médias a baixo de 10°. A região também é palco de inúmeras geada nos meses mais frios.






   No estado do Rio de Janeiro é o segundo local onde mais se registra o fenômeno, perdendo apenas para o Parque Nacional do Itatiaia. Em 8 de agosto de 2014, a temperatura mínima no Pico da Caledônia foi estimada em 9° Celsius negativos. O índice pluviométrico anual pode chegar a 2.000 mm em alguns trechos.






   Na Região existem espécies endêmicas, dentre elas a Lipaugus conditus, ou Saudade-de-asa-cinza, encontrada no Pico da Caledônia. Descrita em 1980, a espécie vem chamando a atenção de observadores de pássaros de outras partes do Brasil e até do Mundo.

   Fonte: www.wikipidia.org Parque Estadual dos Três Picos.

20 comentários:

  1. I love State Parks because they service the entire community. Wealthy people can create lovely parks for themselves, but that is quite different.

    ResponderExcluir
  2. Veo que es un lugar donde disfrutar de la naturaleza a raudales y a juzgar por las fotos las cascadas son preciosas.
    Una idea genial esa maqueta tridimensional del parque.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  3. ¡Hola, querido Luiz! Qué maravillosa y majestuosa quinta entrega nos regalas del Parque Estadual dos Três Picos a través de tu blog (Viagens pelo Brasil e pelo Mundo).
    Es un verdadero privilegio seguir recorriendo a tu lado este santuario de la Serra do Mar. Las imágenes de las imponentes formaciones rocosas recortándose contra el cielo, junto con la riqueza de la Mata Atlántica que las rodea, nos transportan directamente a la paz y a la grandeza de esa naturaleza salvaje. Se nota en cada toma y en cada palabra tu pasión por el viaje, la fotografía y el respeto por la conservación de estos espacios tan singulares de Río de Janeiro.
    Muchísima fuerza con esta sensacional serie que nos tiene a todos maravillados y viajando sin movernos del sillón.
    ¡Un gran abrazo de vuelta, Luiz, y que disfrutes de un feliz fin de semana!

    ResponderExcluir
  4. More wonderful place to visit. To enjoy and be part of nature. Thank you.

    ResponderExcluir
  5. Three Peaks State Park is truly a charming place. Lovely photos—I viewed them with genuine interest.
    Luiz, I wish you a wonderful Sunday! Sending greetings from Poland—where it's hot and sunny during the day, but unfortunately cold at night!

    ResponderExcluir
  6. Espacios edénicos. La naturaleza hay que recuperarl y cuidarla. Cuánto nos brinda para el respiro. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Very nice photographs and thank you for sharing the objective of the Três Picos State Park.

    I wish you a good weekend.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  8. Brazilian nature is impressively diverse and beautiful.
    (ꈍᴗꈍ) Poetic and cinematic greetings.

    ResponderExcluir
  9. Luiz, querido amigo, hermosas fotos de una naturaleza generosa y bella.
    Amo Brasil.
    Que pases un hermoso y feliz Domingo
    👄🌹Besitos y te dejo todo mi cariño🌹👄

    ResponderExcluir
  10. Vi as fotos dos três picos e achei essas montanhas muito interessantes. Também achei incrível as temperaturas negativas, que se registram nesse local.

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Olá, você, carioca das trilhas e aventuras... Gostou? rsrsrsrs
    Eu adoraria ver você escalando um desses paredões de rochas íngremes, até iria junto, mas, com todo esse mato, eu teria que comprar um caminhão inteiro de repelentes. rsrsrsrs

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderExcluir
  12. Hay que aprovechar y conocer todos estos espacios antes de que terminemos por arruinarlo todo. Y hacerlo pronto.

    Saludos,
    J.

    ResponderExcluir
  13. Beautiful photos and nice videos, Luiz! What a magnificent place!

    ResponderExcluir
  14. Belíssimo parque.
    Boa semana caro amigo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. the landscapes are breathtaking, and your post makes me want to discover três picos for myself...

    ResponderExcluir
  16. Gracias amigo por tan bonitos reportajes. Muchos besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.