Em 1711, era conhecida como Cachambu. No ano de 1714, Caxambu era passagem conhecida como Cachambu, sítio onde morava Alferes Alberto Pires Ribeiro. Neste período "As Minas Gerais" pertenciam a capitania de São Paulo e foram divididas em três Comarcas, sendo Caxambu pertencente à Comarca do Rio das Mortes (São João del-Rei).
Quando fizeram, a divisa entre a Comarca do Rio das Mortes e da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá foi colocada no alto do Morro de Cachambu (do livro "Datas e Fatos da Terra do Rio Verde", do historiador Benefredo de Souza).
Com a criação da Capitania Independente de Minas Gerais, em 2 de dezembro de 1720, era natural que permanecessem os mesmos limites, cabendo, à Capitania de São Paulo, toda a área das bacias dos rios Grande, Verde e Sapucaí.
Em 1814, conta-se que existiam apenas duas fazenda no povoado: a das Palmeiras e Caxambu. Dizem que foi nesta época que descobriram a existência das fontes. Caxambu é famosa por suas ligações com a Família Imperial Brasileira, quando a própria Princesa Isabel e seu esposo conde d'Eu, em 1868, vieram atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de sua infertilidade.
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada Princesa Isabel e Conde d'Eu, a princesa curou-se de sua anemia e engravidou. Em 1876, a cidade tornou-se Distrito de Baependi e a qualidade de suas águas foi reconhecida, tendo a sua exploração pelo governo de Minas Gerais e empresas particulares. Em 16 de setembro de 1901, foi criada a o Vila de Caxambu. E, finalmente, em 18 de setembro de 1915, foi elevada à categoria de cidade.
Fonte: www.wikipedia.org Caxambu
Belas fotos. O meu aplauso e elogio
ResponderExcluir.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Belas fotos!!!!
ResponderExcluirMe encantan los kioskos, en los parques, tarima para las retretas de las bandas municipales; pero otros son meramente decorativos y embellecedores. Observo en las fachadas la aplicación de diferentes estilos, entre ellos clásico, gótico, y latino. O la mezcla de ellos. Un abrazo
ResponderExcluirCarlos
Excellent photos, Luiz. Enjoy your day!
ResponderExcluirOi, Luiz,
ResponderExcluirEis aí Caxambu, tão famosa pelas águas terapêuticas! Mas é claro que a cidade tem muitos outros encantos, que você agora está a apresentar aos que não a conhecem.
Abraço
Luiz I thank you for next interesting information about your country. I’m glad that I can learn about Brazil. Beautiful pictures!
ResponderExcluirGostei imenso das suas fotografias.
ResponderExcluirAbraço
Coisas de Feltro
Great photos Luiz. I love the little wooden seats too :-D
ResponderExcluirHerança portuguesa bem forte. Gostei
ResponderExcluirMe gusto la fuente. Te mando un beso.
ResponderExcluirCaxambū y sus aguas curativas son toda una invitación...
ResponderExcluirAbrazo grande, amigo!!
Nestes locais adoro ir beber directamente da fonte.
ResponderExcluirNa palma da mão.
Бразилии - потрясающая страна!
ResponderExcluirGostei de ver estas belas fotografias.
ResponderExcluirUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
so lovely photos
ResponderExcluirCaxambu uma cidade linda e encantadora, simplesmente maravilhosa, cercada de verde, lindas fotos, abraços.
ResponderExcluirNão me importava de dar umas voltinhas por aí!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
O passeio à Caxambu foi maravilhoso e espero que vocês possam conhecer um dia.
ResponderExcluirMuy lindo todo. Besos.
ResponderExcluir