Em 1734 já havia bastante gente no arraial, que se espraiava pelo espigão e pelas ladeiras que subiam do córrego das Calçadas. A atividade mineradora se extinguiu, dando lugar a intensificação do comércio, quem em 1740 já contava com 30 estabelecimentos.
Igreja do Rosário.
Nessa época transação de pela, Santa Luzia desempenhava importante papel de centro comercial, fazendo transação de peles e salitre, com o norte do estado e com o Rio de Janeiro. Devido à sua localização estratégica, o povoado muito floresceu em função do comércio das áreas mineradoras, exercendo o papel de entreposto comercial do sertão.
Em documento de 1752, o bispo de Mariana, D. Frei Manoel da Cruz, propõe a transferência da sede da paroquia do arraial de Roça Grande para o de Santa Luzia, justificando: "o arraial de Santa Luzia é um dos mais populosos de Minas Gerais e a sua Igreja é nova, com bastante grandeza e bem paramentada, estando quase no meio da freguesia, circunstâncias todas que concorrem para V. Majestade ser servido mandar fazer a sobredita mudança".
A qual só se efetivou em 1779, após uma série de reveses com a paróquia de Roça Grande. A medida que o arraial progredia, formava-se ali, uma elite social abastada, com hábitos sofisticados da vida e cultura com marcante influência francesa.
Solar da Baronesa.
Santa Luzia, seguiu a tradição de importantes vilas mineiras, como Sabará e Diamantina, que cedo desenvolveram o gosto de literatura e do teatro. Já na segunda metade do século XVIII tem-se notícia da inclusão de peças teatrais no programa de suas festas cívico religiosas, além da realização de óperas em diversas vilas, como, por exemplo em Sabará, em 1799.
O espírito religioso dos luzienses não traduziam-se apenas na construção de belos templos, mas também em algumas festas tradicionais. As mais famosas eram a da padroeira do lugar, a do Rosário, promovida pelos negros, e a do Divino, pelos brancos. como parte dos festejos do !Ciclo da Ressurreição".
Fonte: www.wikipedia.org Santa Luzia
Foi uma bela jornada e para encerrar a linda arquitetura do Solar da Baronesa .Obrigado mesmo
ResponderExcluirWonderful :-D
ResponderExcluirUm post extraordinário, que tanto me deu a conhecer sobre esta bela região! Vou recuar... e espreitar o que recentemente se me foi escapando por aqui... visto andar eu neste lado, numa fase, com o tempo mais ocupado, e assim... vou continuar a conhecer mais sobre Santa Luzia, através do seu excelente trabalho fotográfico, Luiz!
ResponderExcluirUm grande abraço! Bom fim de semana!
Ana
Tantos dados interessantes neste post, meu amigo! Amei saber da prosperidade do arraial de Santa Luzia (nos primórdios ainda) e do gosto que a população desenvolveu pela cultura (literatura e teatro).
ResponderExcluirAbraço e boa noite
De aquellos años nos quedaron bellos edificios que se adaptaron a la perfección al terreno.
ResponderExcluirSaludos.
Sempre a herança portuguesa
ResponderExcluirBeautiful series of photos that illustrate the beauty of this place. Very nice, Luiz.
ResponderExcluirLuiz your information about Brazil is very interesting. I myself that a visit to Santa Luzia would be very interesting! Great greetings from Poland!
ResponderExcluirHermosas casas te mando un beso
ResponderExcluirLindas igrejas e belos lugares, o nosso país é muito bonito!
ResponderExcluirAmigo Luiz, tenha um excelente fim de semana.
Um abraço.
A história contada ,agradavelmente, por meio de fotos. Um interessante foto jornalismo. bem original o seu blog. sucesso...abração
ResponderExcluirThe inclusion of plays in the programme of its civic and religious festivals was a wonderful idea, especially as early as the 18th century.
ResponderExcluirSon lugares e iglesias muy atrayentes.
ResponderExcluirUn abrazo
Mais uma bela sequência de fotografias.
ResponderExcluirGostei
Um abraço e tenha um bom Domingo.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Здравствуйте, Луис! Виды с поместья баронессы потрясающие.
ResponderExcluirBoa tarde meus queridos amigos. Ver o Centro Histórico de Santa Luzia tão preservado é maravilhoso.
ResponderExcluirAquí estoy, tarde pero seguro, prolífico amigo... Abrazo até vocé.
ResponderExcluirMe encanta. Besos.
ResponderExcluir