Um dos principais prêmios almejados por Portinari era a medalha de ouro do Salão da ENBA. Nos anos de 1926 e 1927, o pintor conseguiu destaque, mas não venceu. Anos depois, Portinari chegou a afirmar que suas telas com elementos modernistas escandalizavam os juízes do concurso. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.
Os dois anos que passou vivendo em paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli (1912-2006), uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida. a distância de Portinari de suas raízes acabou aproximando o artista do Brasil, e despertou nele um interesse social muito mais profundo.
Em 1931, Portinari volta ao Brasil. Muda completamente a estética de sua obra, valorizando mais cores e ideias das pinturas. Ele quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. Aos poucos o artista deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos.
Ganhando nova notoriedade entre a imprensa, Portinari expões três telas no Pavilhão Brasil da Feira Mundial em Nova Iorque de 1939. Os quadros chamam a atenção de Alfred Barr, diretor geral do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA).
A década de 1940 começa muito bem para Portinari. Aldred Barr compra atela "Morro do Rio" e imediatamente a expõe no MoMA, ao lado de artistas consagrados mundialmente. O interesse geral pelo trabalho do artista brasileiro faz Barr preparar uma exposição individual para Portinari em plena Nova Iorque.
Nessa época, Portinari faz dois murais para a Biblioteca do Congresso em Washington. Ao visitar o MoMA, Portinari se impressiona com uma obra que mudaria seu estilo novamente "Guernica" de Pablo Picasso. Mas a década de 1950 seria marcada por diversos problemas de saúde.
Em 1954, Portinari apresentou uma grave intoxicação pelo chumbo (conhecida clinicamente como saturnismo) presente nas tintas que usava. Desobedecendo as ordens médicas, Portinari continuava pintando e viajando com frequência para exposições nos Estados Unidos, Europa e Israel.
No começo de 1962, a prefeitura de Barcelona convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Candido Portinari morre de intoxicação pelas tintas que utilizava nas telas. Encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro. "Nenhum pintor pintou mais de um pais do que Portinari pintou o seu..." (Israel Pedrosa). Seus temas sociais, históricos, religiosos, o trabalho no campo e na cidade, os tipos populares, a festa popular, a infância, o folclore, os retratos dos grandes brasileiros de sua geração, a fauna, a flora e a paisagem, demonstram com eloquência a reflexão de Israel Pedrosa.
Fonte: www.wikipedia.org Candido Portinari
No extraña ese premio. ES un plástico desde la pintura que explora e investiga-Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirHay pinturas muy orignales, me gustó esta exposicón.
ResponderExcluirUn abrazo, y buen fin de semana
Ohhhh these are just amazing.
ResponderExcluirTrabajo, trabajo y trabajo (síntesis de la gran obra) de este genio merecidamente premiado y difundido por vocé, amigo Luiz....
ResponderExcluirAbarzo até lá.
Super exposição .
ResponderExcluirVery interesting story and nice photos. Luiz, my friend I wish you a good weekend!
ResponderExcluirVim mais uma vez ao teu blog, prá aprender mais um pouco e te desejar um bom final de semana. Abração..
ResponderExcluirLindas pinturas, te mando un beso.
ResponderExcluirCiao Luiz! Grazie!
ResponderExcluirWhich are the three canvases at the Brazil Pavilion that Portinari displayed at the 1939 New York World's Fair. Did Alfred Barr, director general of MoMA, want to buy the paintings and keep them there
ResponderExcluirOlá, Luiz,
ResponderExcluirRealmente, ver uma exposição das obras do Portinari não tem preço. E é maravilhoso que estas obras possam ser vistas por todos, gratuitamente, como é o caso.
Abraço e bom fim de semana
Los cuadros de flores me parecen bellos, se ve que pasó por muchos estilos, un abrazo amigo Luiz y feliz fin de semana
ResponderExcluirLovely art :-D
ResponderExcluirVisitar uma exposição de Candido Portinari não tem preço. Obrigado pela visita e comentários.
ResponderExcluirUma exposição fascinante!!! Adorei as fotos e o restante suporte informativo que me permitiu ficar a conhecer melhor, tão consagrado pintor!
ResponderExcluirGrande partilha, Luiz! Um grande abraço!
Ana
En muchas ocasiones como le ocurrió a este artista es difícil se le reconozca su obra.
ResponderExcluirNos dices que por un tiempo dejo de pintar cuadros para pintar murales que creo no es un arte menor.
También nos dices que la vista del "Gernika" de Picasso le influyo en una etapa, en el articulo anterior hubo un cuadro que me lo recordó.
Saludos.