Esta fortificação foi autônoma até 1811, quando seu Comando foi extinto e a sua guarnição incorporada à da Fortaleza de Santa Cruz. À época da Independência do Brasil (1822) foram efetuados alguns reparos, até o Período Regencial.
O Decreto de 24 de dezembro de 1831, suprimindo o comando de vários fortes, fortins e baterias, ao estimular que as suas guarnições fossem compostas por "um Cabo e um ou dois Soldados Incapazes so serviço ativo", deixou-o em estado de abandono.
No contexto da Questão Christie (1862-1865) recebeu obras de remodelação a partir de 1863 (SOUZA, 1885:104), reforço na artilharia (GARRIDO,1940:108), e a construção de novos quartéis e casa de comando. Após a Proclamação da República (1889), em 1891, os fortes de São Luís e do Pico passaram a constituir um único comando.
Juntamente com a Fortaleza de Santa Cruz, a quem se subordinava, participou da sublevação encabeçada pelo 2º Sargento Silvério Honório Macedo, contra o então presidente da República marechal Floriano Peixoto (1891-1894), pretendendo restituir o governo ao marechal Deodoro da Fonseca.
Na ocasião, as tropas rebeladas tomaram a Fortaleza, libertaram os prisioneiros ali detidos, apoderaram-se dos canhões, armamento portátil e munições, e detiveram os oficiais, passando aa tirar contra a Fortaleza da Laje, e sendo bombardeada, pelos navios da Marinha do Brasil, sob o comando do próprio ministro da Marinha, almirante Custódio de Melo. O movimento foi finalmente dominado por dois batalhões sob o comando do coronel Antônio Moreira César, que desceram do forte de São Luís subjugando a Fortaleza de Santa Cruz (de 19 a 20 de janeiro de 1892) (GARRIDO, 1940:107).
Fonte: www.wikipedia.org Forte de São Luís
Um local digno de ser visitado. Que lindas paisagens ao fundo.
ResponderExcluirInteresting place to visit :-D
ResponderExcluirPreciosos esos azulejos.
ResponderExcluirUn abrazo
Parece ser um lugar muito legal de visitar.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Un bonito recorrido y los mosaicos del principio me han gustado mucho.Saludos
ResponderExcluirMais uma bela e importante aula didática sobre a história do Brasil, muito bem ilustrada por fotos fascinantes-
ResponderExcluir.
Abraço poético de amizade
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Hola! gracias por mostrarnos estos lugares tan maravillosos, sin duda es un sitio que visitar alguna vez. Saludos
ResponderExcluirThe blue tiles are an important element of the history-telling.
ResponderExcluirWspaniałe bidowle i bardzo ciekawa opowieść o dziejach tej fortyfikacji.
ResponderExcluirDziękuję za możliwość poznawania ciekawych miejsc w twoim kraju.
Arte em azulejos muito lindo ,fotos da artilharia da época e poema de Fernando Pessoa . Tudo isso (e muito mais história) vale uma visita
ResponderExcluirCuánta historia, tanto más por develar... Y Fernando Pessoa (Navegar é precisso) haciendo la convocatoria completa para visitar.
ResponderExcluirQué maravilhosa entrada, amigo Luiz. Abrazo até lá.
Hi Luiz! I thank you for the new information. I salute you and I wish you a good happy Friday!
ResponderExcluirLiiz my good friend bad news: Russia next fired on the site of the power plant in Zaporozhye and nearby :(
This is so informative yet beautiful post. The scripture or decree written on the tiles seems so antiquity in deed. The weapons such as cannons are so scarily realistic that resemble the real things in those times!
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirEu realmente desconhecia esta sublevação contra o presidente Floriano Peixoto e que pretendia devolver o governo ao presidente Deodoro da Fonseca (por falar em Deodoro da Fonseca, conheci a casa dele em Marechal Deodoro, Alagoas, rsrs).
Abraço
Los fuertes han tenido que ver con la historia independentista de las colonias hispánicas y lusitanas en América, Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirBella fortaleza te mando un beso.
ResponderExcluirLinda homenagem ao espírito mais inquieto da poesia.
ResponderExcluirAbraço, bfds
Muchas gracias por estas entradas, nos permiten conocer un poco más de la historia. Un abrazo
ResponderExcluirMagnifico o painel de azulejos.
ResponderExcluirGostei.
Um abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Bonito paseo en el que viste ese mural con azulejos donde se rinde homenaje al gran Pessoa.
ResponderExcluirSaludos.
Boa tarde obrigado pela visita e carinho.
ResponderExcluirMais um local de grande interesse táctico e estratégico... e com uma vista privilegiada!...
ResponderExcluirUm fantástica homenagem a Fernando Pessoa... que sempre esteve muito à frente do seu próprio tempo...
Parabéns por mais uma magnifica publicação!
Um grande abraço!
Ana