O Parque Nacional da Tijuca é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada integralmente na cidade do Rio de Janeiro. Entre os pontos turísticos do parque, trilhas, grutas e cachoeiras, encontra-se marcos famosos da cidade, como a Pedra da Gávea, o Corcovado, e o Pico da Tijuca, ponto mais alto do parque, elevando-se 1.022 metros acima do nível do mar.
De relevo montanhoso, inclui áreas do Maciço da Tijuca. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área é composta por vegetação secundária, uma vez que é fruto de um reflorestamento promovido à época do Segundo Reinado, quando se tornou patente que o desmatamento causado pelas fazendas de café estava prejudicando o abastecimento de água potável da então capital do império.
Vivem, no parque, mais de 230 espécies de animais e aves: entre eles, macaco-prego, quati, cutia, cachorro-do-mato, sagui, beija-flor, sabia, jiboia e jararaca. O parque, que possui 3.972 hectares, é a quarta maior área verde urbana do país, superada apenas pelo Parque Estadual da Cantareira no estado de São Paulo (7.916,52 hectares), da Reserva Floresta Adolfo Ducke (10.000 hectares) em Manaus, no estado do Amazonas e do Parque Estadual da Pedra Branca (12.500 hectares), cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro.
"Tijuca" é um nome com origem na língua tupi e significa "água podre", de ty ("água") e îuka ("podre"). O nome é uma referência à região da Lagoa da Tijuca, que possui muito mangue e água parada e que se localiza no sopé da Floresta da Tijuca. A Floresta da Tijuca ficava no caminho para a Lagoa da Tijuca, razão pela qual acabou por adquirir o nome dessa lagoa.
Fonte: www.wikipedia.org Parque Nacional da Tijuca
Bellissimo parco.Immagino come deve essere bello vedere gli uccelli e gli animali,
ResponderExcluirGraças pelo aumento dos meus conhecimentos.
ResponderExcluirGostei das fotos.
Já estive no Brasil, mas não no Rio de Janeiro....e já não tenho hipóteses de conhecer
Saudações cordiais
Adorava conhecer
ResponderExcluirVocê é um excelente guia, caro amigo
Belas fotos que mostram ser o Parque um local encantador.
ResponderExcluir.
Uma semana feliz … Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Beautiful forest walk!
ResponderExcluirLovely photos Luiz :-D
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirEis aí mais um grande parque para se visitar no Rio de Janeiro. Eu desconhecia que ele tinha sido reflorestado, que bom que o fizeram!
Abraço
Eu conheço uma parte da Floresta da Tijuca quando visitei o Corcovado.
ResponderExcluirUm abraço
Tijuca de raigambre aborigen, un lugar edénico que se observa bien conservado. UN abrazo. Carlos
ResponderExcluirBrazil is a beautiful country!!! Rich in nature and charming places!!!
ResponderExcluirLindo parque te mando un beso.
ResponderExcluirfor some reason, seeing these pictures makes me want to come here and take my bike with me and explore the whole area
ResponderExcluirA floresta é linda.
ResponderExcluir"It became clear that the deforestation caused by coffee farms was jeopardizing the supply of drinking water in the then capital of the empire". How ironic !
ResponderExcluirWhat a lovely park!
ResponderExcluirGostei de ver estas fotografias deste belo parque.
ResponderExcluirUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Beautiful photos of Brazil. Greetings Caroline
ResponderExcluirUna belleza de imagenes, como siempre. Un abrazo Luiz
ResponderExcluirCuánta saudade, amigo Luiz, cuánta lembranca me trae y por qué no decirlo: cuánta felicidade!!
ResponderExcluirAbrazo até lá (y perdone por favor la demora en venir a leer)
Me estas haciendo cambiar sobre lo que tenía en mente de lo que es Río de Janeiro de una urbe llena ade edificios sin zonas verdes.
ResponderExcluirSaludos.
Buen día.
ResponderExcluirO Parque Nacional da Tijuca é a prova de que quando o ser humano quer, pode fazer um trabalho magnífico de reflorestamento.
ResponderExcluir