sexta-feira, 31 de março de 2023

Parque Natural Municipal de Grumari. Rio de Janeiro RJ.

A área do Parque Natural Municipal de Grumari, é o trecho que vem logo após, o Parque Natural Municipal da Prainha, também faz parte de área protegida, pelo município do Rio de Janeiro e pelo estado do Rio de Janeiro. Pelo município o local engloba da Praia do Abricó, de Grumari e as Praias Selvagens Inferno,  Funda, Meio, Perigoso e Búzios, foi constituído oficialmente Área de Proteção Ambiental (APA) em 1986.











Quinze anos depois, em 2001, o Decreto Municipal 20.149 transformou a APA em Parque Natural Municipal que abriga um dos últimos redutos de ecossistema de restingas da cidade do Rio de Janeiro.











A diferença básica entre uma APA e um Parque é que APAs toleram um certo grau de ocupação humana como populações tradicionais e os parque são posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas.











Pelo estado o local faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, que engloba toda essa área e mais áreas de 17 bairros, ocupando cerca de 10% do território total da cidade do Rio de Janeiro.











Diferente do Parque Natural Municipal da Prainha onde realmente houve desapropriação e transferências de áreas particulares para o município, Grumari ainda permanece com as residências dos moradores que já estavam lá quando se constituiu a APA, desde que não surgissem novas construções mais simples em seu interior.












O Parque Natural Municipal de Grumari não possui uma sede ou centro de visitantes em seu interior. Existe a residência oficial do gestor do parque que fica em frente a praia, uma das poucas construções localizadas na orla, uma casa de festas próximo ao final e uma pequena mansão no final da praia, além das construções mais em seu interior.

Fonte: www.riocidademaravilhosa.com.br