A área do Parque Natural Municipal de Grumari, é o trecho que vem logo após, o Parque Natural Municipal da Prainha, também faz parte de área protegida, pelo município do Rio de Janeiro e pelo estado do Rio de Janeiro. Pelo município o local engloba da Praia do Abricó, de Grumari e as Praias Selvagens Inferno, Funda, Meio, Perigoso e Búzios, foi constituído oficialmente Área de Proteção Ambiental (APA) em 1986.
Quinze anos depois, em 2001, o Decreto Municipal 20.149 transformou a APA em Parque Natural Municipal que abriga um dos últimos redutos de ecossistema de restingas da cidade do Rio de Janeiro.
A diferença básica entre uma APA e um Parque é que APAs toleram um certo grau de ocupação humana como populações tradicionais e os parque são posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas.
Pelo estado o local faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, que engloba toda essa área e mais áreas de 17 bairros, ocupando cerca de 10% do território total da cidade do Rio de Janeiro.
Diferente do Parque Natural Municipal da Prainha onde realmente houve desapropriação e transferências de áreas particulares para o município, Grumari ainda permanece com as residências dos moradores que já estavam lá quando se constituiu a APA, desde que não surgissem novas construções mais simples em seu interior.
O Parque Natural Municipal de Grumari não possui uma sede ou centro de visitantes em seu interior. Existe a residência oficial do gestor do parque que fica em frente a praia, uma das poucas construções localizadas na orla, uma casa de festas próximo ao final e uma pequena mansão no final da praia, além das construções mais em seu interior.
Fonte: www.riocidademaravilhosa.com.br
sooo calm👍
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirEis aí mais um belo parque. Este, no entanto, tem trechos com nomes que poderiam ser mudados (por exemplo, 'Inferno' e 'Perigoso, rsrs).
Abraço e bom fim de semana
Naming it an Environmental Protection Area started a very successful process!
ResponderExcluirGenial parque te mando un beso.
ResponderExcluirUna gran actuación la de no dejar construir mas de lo que ya había para no deteriorar mas el entorno de la ciudad.
ResponderExcluirSaludos.
Luiz, I see you love your country very much!
ResponderExcluirAs fotos indicam ser um parque deslumbrante. Grato pela partilha.
ResponderExcluirBom fim de semana
Naturaleza pura en todo su esplendor.Gracias por este paseo virtual.Saludos
ResponderExcluirBonita naturaleza. Besos.
ResponderExcluirCiencia y naturaleza unidas, qué bonito.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
Não tem nenhuma residência oficial de gestor no parque, e há sim um prédio administrativo que funciona como centro de visitantes e horto para produção de mudas de restinga
ResponderExcluir