O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) está vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) uma autarquia federal criada pela Lei 11.906 de 20 de janeiro de 2009. O Museu abriu as suas portas ao público em 15 de dezembro de 1982, com a exposição de fotografias ("Cabo Frio - Mar, Terra e Povo"), do pesquisador de história e fotografo Márcio Werneck da Cunha.
O Mart esta sitiado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, edificação franciscana construída ainda durante o período colonial (século XVII), que compõe a paisagem cultural da cidade de Cabo Frio (RJ).
A Sede do Mart é referência para a história de Cabo Frio e região, acompanhando as memórias dos que viveram ou escutaram as narrativas de seus pais e avós sobre o antigo convento.
Esse simbolismo é reforçado pelo funcionamento de um museu no local, que ali realiza atividades de preservação e pesquisa do acervo exposições temporárias, ações educativas e culturais.
Em 1º de abril de 1617, Estevão Gomes, Capitão-mor, com o poder de conceder sesmarias, atendeu à petição dos povoadores de Nossa Senhora da Anunciação do Cabo Frio e autorizou a construção de um convento franciscano aos pés do Morro de Itajuru (atualmente conhecido como Morro da Guia).
Fonte: www.museudeartereligiosaetradicional.museus.gov.br
Interesante museo Luiz. Gracias por compartirlo.
ResponderExcluirUn abrazo.
Muy bonito e interesante.Saludos
ResponderExcluirhappy week ahead to you Luiz; we are on free WI FI today and wanted to say HI. a wonderful post today. happy Sunday to you, our friend !! ♥
ResponderExcluirGreat photos 😊 Have a nice day 😊
ResponderExcluirGood morning my good friend!!!
ResponderExcluirLuiz, in my opinion this is a majestic place....
P.S.
I, finally, had a wonderful, warm, sunny Sunday! I hope that you Luiz had a good Sunday too?
Un singular museo con un gran contenido.
ResponderExcluirSaludos.
Boa boite, Luiz,
ResponderExcluirAchei interessante este museu. E não fazia ideia de que Cabo Frio possui um museu assim.
Abraço
Bello museo. Te mando un beso.
ResponderExcluirGosto muito de arte sacra.
ResponderExcluirBoa semana
Gostei muito das fotografias do Museu de Arte Religiosa e Tradicional que aqui partilha. Obrigada.
ResponderExcluirUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
I like museums of Brazil!
ResponderExcluirIt's nice of you Luiz to introduce us to new museums. I see a lot of exhibits in this museum, I especially like the paintings and wooden sculptures.
ResponderExcluirUma maravilhosa exposição, belas fotos, desejo uma ótima semana pra você.
ResponderExcluirhttps://www.lucimarmoreira.com/
Hola!sin duda un museo muy interesante. Saludos
ResponderExcluirRegião de muitas belezas naturais Luiz
ResponderExcluire muito rica em história
de relembrar que Américo Vespúcio era enviado pelo rei de Portugal como observador para os eventuais financiadores de Florença
A frota que percorria o litoral brasileiro era comandada por pelo comandante português Gonçalo Coelho (1503-1504)
Américo afastou-se num dos navios ...
encontramos que num dos seus diários, Américo Vespúcio escreveu o acontecimento!
ResponderExcluirÉ o próprio Vespúcio quem descreve o episódio:
"(...) Esperamos dois meses e quatro dias [na baía de Todos os Santos os demais navios da expedição], e vendo que nada resolvíamos, decidimos a minha conserva e eu correr a costa e navegamos mais para diante 260 léguas, até chegarmos a um porto onde consertamos [(acordamos)] construir uma fortaleza, o que fizemos. Nela deixamos 24 cristãos que vinham na minha conserva, que os recolhera da nau capitânia naufragada [a 10 de Agosto de 1503 na ilha de Fernando de Noronha ]. Permanecemos nesse porto cinco meses construndo a fortaleza e carregando os nossos navios com pau-brasil. Feito tudo isso, convimos em voltar para Portugal, que nos ficava entre o Norte e o Nordeste e assim deixamos os 24 homens em terra, com mantimentos para seis meses, 12 bombardas e muitas outras armas (...). Feito tudo, despedimo-nos dos cristãos e da gente da terra, e começamos a nossa navegação (...) com tenção de ir em direitura à cidade de Lisboa. Ao fim de 77 dias, depois de tantos trabalhos e perigos, entramos nessa barra aos 18 de Junho de 1504."
Otro museo imperdible, amigo Luiz.
ResponderExcluirAbrazo até vocé. (Perdona la demora en venir a leerte y aprender)
Me ha gustado mucho Luiz. Besos.
ResponderExcluir