O Arco do Teles localiza-se na Praça XV de Novembro, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Marco arquitetônico na história da cidade, é o que resta da antiga residência da família Teles de Menezes e liga a Praça XV a Travessa do Comércio.
Em 1738 A Casa dos Governadores (depois tomaria o Paço Imperial) começa a ser construída a mando do governador Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela. Em 1743 a construção da nova Casa dos Governadores é terminada e a região do Largo do Paço ganha uma grande valorização.
Vendo o crescimento da área o juiz português Antônio Telles de Barreto de Menezes (que deu origem ao nome do arco) resolve comprar terrenos na área e construir um casario, ou seja um conjunto de casas, afim de alugar para comerciantes e para as classes mais altas do Rio de Janeiro. Há duas moradoras mais ilustres que moraram próximas ao Arco do Teles foram as portuguesas Bárbara dos Prazeres e Carmen Miranda.
Fonte: www.wikipedia.org Arco do Teles
Very interesting information.
ResponderExcluirLuiz, my good friend, I sympathize very much with the Brazilian cyclone. My great sympathies to the relatives of the victims....
Luiz, I send you interesting weather information from Poland: starting tomorrow in Poland will be African heat for several days!
Un precioso reportaje. Besos.
ResponderExcluirsuch a good gallery to visit
ResponderExcluirThe judge built up beautiful houses to rent out to wealthy merchants. Lovely architecture, but grim politics.
ResponderExcluirGenial lugar, te mando un beso.
ResponderExcluirUma portuguesa especialmente famosa.
ResponderExcluirI like these arches...
ResponderExcluirBeautiful architecture, Luiz. I like Arco do Teles. I hope people escaped from the cyclone that passed in Brazil.
ResponderExcluirBonito arco y bonitas obras de arte.Saludos
ResponderExcluirEse arco realiza las mismas funciones que alguno que me encontré en España comunicar dos calles por los bajos de un edificio.
ResponderExcluirLas pinturas por lo que parece muestran lugares de la zona del edificio.
Saludos.