O Centro Cultural do Banco do Brasil teve sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando o projeto de Francisco Joaquim Béthencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.
Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o o pregão da Bolsa de Fundos Públicos
O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou cúpula sobre a rotunda, valorizando e preservando os diversos estilos presentes na edificação: o neoclássico, presente na rotunda e em suas colunas ornamentadas com a ordem jônica, art nouveau encontrado nas janelas externas, e o art déco, prsente na porta da entrada da Rua Primeiro de Março, no lustre em frente a bilheteria e nas portas do Teatro I.
Com uma área construída de 19.243m², ocupamos esse espaço com diversas atrações culturais, como música, teatro, cinema e exposições. Além disso. possuímos uma biblioteca e preservamos a memoria do banco por meio do Arquivo Histórico e o Museu do Banco do Brasil.
Fonte: www.ccbb.com.br Rio de Janeiro
Muy bonito todo lo que he visto.Saludos
ResponderExcluirGrazie Luiz per tutte queste informazioni interessanti e anche per le belle fotografie
ResponderExcluirVery interesting place and beautiful photos.
ResponderExcluirLuiz, my friend I wish you a good Wednesday!
Boa noite, Luiz! Achei muito interessante saber mais sobre a fundação do centro cultural do banco do Brasil e adorei saber que lá também tem uma biblioteca. Obrigada por compartilhar as imagens e vídeos conosco. Um abraço forte!
ResponderExcluirGenial museo. Te mando un beso.
ResponderExcluirMáquina de escrever e de somar muto semelhantes às que levei para a minha casa em Gaia.
ResponderExcluirMuseo molto interessante!
ResponderExcluirImpresionante todo lo que exponen aquí, en este Banco.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
Banco do Brasil is an excellent museum! Ciao Luiz!
ResponderExcluirAssim viviam os poderosos à conta do trabalho escravo...
ResponderExcluirExcelente reportagem, Luiz. Gostei de ver. Obrigada.
Abraço
~~~~~~~~~
Son casi dos hectáreas bien utilizadas para no solo contar la historia del Banco de Brasil, también mostrar obras de arte y disfrutar de buenos libros.
ResponderExcluirSaludos.
Muy bien usado el espacio. Esas obras conceptuales y abstractas están genial
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
Um banho de história! Adorei!
ResponderExcluir