O prédio do Mercado Municipal de Niterói faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária da cidade e possui significativa importância histórica.
Em 1977, após o fechamento do Mercado, o espaço passou a ser o Depósito Público Estadual. O local também serviu como base para o CEASA (Centrais de Abastecimento), e um centro de assistência social.
A revitalização do espaço inclui uma intervenção urbanística e paisagística no entorno imediato e adjacências do Mercado.
Essa requalificação urbana e paisagística envolve a reestruturação viária do local, a criação de novas centralidades e de um novo polo turístico e entretenimento, geração de empregos e renda para o município.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, disse que é recompensador ver o Mercado Municipal de Niterói reaberto. "Trabalhamos muito para chegarmos até aqui. Estamos falando de um mercado que estará entre os melhores do mundo.
Não se trata somente de um mercado para atrair turistas, mas de toda uma estrutura econômica que envolve o entorno da Região Portuária da cidade.
São empregos diretos e indiretos e Niterói entrando mais uma vez no mapa mundial de grandes empreendimentos. Isso reverte em benefícios para a cidade e seus moradores", afirmou Luiz Paulino Moreira Leite.
O Mercado Municipal terá capacidade de desenvolver vários segmentos de turismo, como eventos, turismo cervejeiro, cultural (arquitetura e história do prédio), mais principalmente o turismo gastronômico e de experiência.
O turismo abre oportunidades para a criação de novas experiências e garante a possibilidade de que novos produtos sejam comercializados e consumidos. Esse tipo de experiência gera dados significativos sobre a economia das cidades.
O Mercado Municipal de São Paulo recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano e, segundo pesquisas, 44,6% dos visitantes também se interessam por outros atrativos da cidade além do próprio Mercado.
A expectativa é que, assim como em São Paulo, os visitantes do Mercado também conheçam outras atrações de Niterói. Depois de 40 anos fechado, o Mercado Municipal de Niterói foi reaberto no dia 27 de julho de 2023, possui 172 lojas de gastronomia. decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria entre outros serviços.
Fonte: www.niteroi.rj.gov.br Mercado Municipal de Niterói
Boa noite, Luiz,
ResponderExcluirEu gosto demais de conhecer os mercados e feiras das cidades que visito. E este Mercado Municipal de Niterói está 'prometendo', que lindo!
Abraço
Muy interesante la muestra de vehículos.
ResponderExcluirGracias por las imágenes.
Saludos,
J.
Lindo mercado. Te mando un beso
ResponderExcluircool vintage cars
ResponderExcluirEntorno muy cuidado y el mercado es magnífico.
ResponderExcluirGracia spor compartir. Un abrazo, Luiz
Of course the market is not there just to attract tourists. I am not sure whether it is an _entire economic structure_ that surrounds the port, but I personally prefer shopping in a market for fresh foods, flowers etc.
ResponderExcluirMolto bello questo mercato e che spettacolo le auto d'epoca
ResponderExcluirWhat beautiful flowers! I especially like huge palm trees in large flowerpots!.
ResponderExcluirMe han gustado muchísimo los coches antiguos.Saludos
ResponderExcluirQuando criança ia no Mercado com meu pai, compra frutas.
ResponderExcluirDemorou muito a revitalização. Agora ficou bonito, mas não é um Mercado, está mais para Shopping de Alimentação (minha opinião).
Melhor como está agora,
blogjoturquezzamundial
Fiquei com vontade de conhecer este lugar, adorei todas as fotos.
ResponderExcluirArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Me gustan las plantas que se venden alli, Luiz. Es un mercado muy grande.
ResponderExcluirQue espaço incrível, e muitíssimo bem aproveitado para várias valências... A exposição de veículos antigos deve atrair muitos visitantes! Belíssima e completa reportagem fotográfica!
ResponderExcluirAqui o mercado da vila onde moro, está a perder movimento a favor das grandes superfícies... talvez um dia se consiga idealizar novas formas de cativar as pessoas para regressarem a estes pontos de vendas, como foi feito por aí...
Um grande abraço!
Ana
Pensé en encontrarme solamente tiendas de productos alimenticios como suelen ser ese tipo de mercados en España. Las tiendas que nos has mostrado son tipo de las que denominamos aquí de productos delicatesen.
ResponderExcluirSaludos.