O Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um museu de arte contemporânea brasileira localizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói.
Destina-se principalmente as obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 50 até hoje. O Museu possui um acervo de 1217 obras da Coleção João Sataminni. Um conjunto reunido desde a década de 50 pelo colecionador João Sataminni, constituíndo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.
A constante transformação da cultura do povo Mebêngôkre-Kaiopó - habitantes de seis terras indígenas no sul do Pará e no norte do Mato Grosso - é tema da exposição "Mekukradjá Obikàrà: com os pés nos dois mundos" que ocupa o mezanino do Museu de Arte Contemporânea - MAC Niterói em outubro e novembro.
Com experiência imersivas, depoimentos inéditos e um acervo composto por obras produzidas pela nova geração do povo Mebêngôkre-Kaiopó, a mostra abriu dia 28 de outubro e segue até 26 de novembro.
O Diretor Geral do MAC, Victor de Wolf, lembra que a exposição é a primeira sobre arte indígena a ocupar as galerias do centro cultural mais importante de Niterói. "É um enorme prazer e orgulho abrirmos ao público a primeira exposição de arte indígena do nosso país, na história do MAC Niterói, dentro das comemorações dos 450 anos da cidade fundada pelo cacique Arariboia.
Esse é um momento ímpar da nossa história, em que Niterói busca a Nitherôhi das águas escondidas, o contemporâneo visita a sua origem e o MAC busca na Pedra de Itapuca, que fez Tupã, a pedido de Jacy, eternizar o amor proibido de Jurema e Cauby, a sua inspiração", considera De Wolf.
Fontes: www.wikipedia.org Museu de Arte Contemporânea
www.niteroi.rj.gov.br Exposição "Mekukradjá Obikàrà" MAC
Muito bom. E esse edifício é magnifico.
ResponderExcluirBoa semana
Niezwykłe są te dzieła sztuki. Miłego tygodnia:)
ResponderExcluirThe building is beautiful, I love the design. Have a wonderful new week, Luiz.
ResponderExcluirMaravilloso todo.
ResponderExcluirCariños
Boa noite, Luiz,
ResponderExcluirSempre achei o desenho desse museu muito interessante. A mim lembra uma nave espacial de "cabeça" pra baixo, rsrs. A exposição de arte indígena também é legal.
Abraço e bom fim de semana
Essas fotos dos indígenas são impressionantes. Uma memória indiscutível, já que toda aquela cultura está sendo absorvida pela transculturalização. Pelo menos este registo permanece num museu que, por si só, é algo magnífico.
ResponderExcluirBellas pinturas y fotografías. Te mando un beso.
ResponderExcluirWhat an interesting building!
ResponderExcluirO edifício é uma obra de arte.
ResponderExcluirBoa semana
La arquitectura futurista es preciosa. Las imágenes de cómo vivían los indígenes son maravillosas y fiel reflejo de lo que está perdiendo.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz. Feliz lunes
Muito significativa a coleção do Museu de arte contemporânea de Niterói. Obrigada por partilhar.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
Me ha encantado. Besos Luiz.
ResponderExcluirUm Museu que apenas conheço virtualmente, mas que é sempre um verdadeiro privilégio, redescobrir em cada exposição que nos é dada a conhecer! Adorei esta notável exposição sobre arte indígena e um merecidíssimo destaque, dos seus costumes e tradições!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ana