quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Viva Viva Escola Viva. Rio de Janeiro RJ.

    Ciclo de Estudos celebram as Escolas Vivas com uma grande exposição de artes e medicinais na Casa França-Brasil no centro da cidade do Rio de Janeiro. VIVA VIVA ESCOLA VIVA será o primeiro encontro mediado por Ailton Krenak e Cristiane Takuá, dos artistas, professores, pajés e mestres que representam e conduzem as quatro Escolas Vivas do país.











    A iniciativa Escolas Vivas, coordenada por Cristine Takuá, cuida com o diálogo junto a 4 centros de formação e transmissão de saberes tradicionais, 2 na Floresta Amazônica e 2 na Floresta Nhe'ërï, com as Escolas Vivas Shubu Hiwea, do povo Huni Kuï; Aldeia Escola Floresta, dos Maxakali; Mbya Arandu Porã, dos Guarani Mbya e o Centro de Medicina Bahserikowi, dos tucanos.











    Cris também é curadora da exposição que tem também a colaboração de Paula Berbet na produção da coleção Maxakali. A exposição inclui participação da Escola Viva Baniwa, a ser estabelecida em 2024. Escola Viva, seguida do lançamento do livro UM RIO UM PÁSSARO, de Ailton Krenak.











    Foi realizada a Oficina Viva Escola Viva e os Guardiões da Floresta, para crianças. Por meio de histórias contadas pela educadora Veronica Pinheiro, o público infantil conheceu o mito A Canoa da transformação. Em seguida foram realizadas oficinas de desenho, tear, fantoches e biojóias, mediadas por Elvira Sateré Mawé.











    São mais de 100 obras expostas, entre pinturas, desenhos Maxakali, aquarelas Baniwa, um painel de miçangas, um pano professor Huni Kuï, cestarias, animais em madeira, uma cartografia da Nhe'ërï - um grande mapa da Mata Atlântica pintado por jovens por jovens artistas Guarani -, uma pintura de Ailton Krenak e uma Farmácia Viva Amazônica organizada pelo Centro de Medicina Bahserikowi, que traz preparados medicinais dos povos Tukanos e Desana.











   A Exposição Viva Viva Escola Viva já recebeu, ao longo das suas atividades, a presença de mais de 19.530 visitantes, circulando ao longo do espaço da Casa França-Brasil. 

    Fonte: https://sauvajatai.com/selvagem-ciclo-de-estudos-vai-celebrar-as-escolas-vivas-com-uma-grande-exposicao-de-artes-e-medicinas-na-casa-franca-brasil/

21 comentários:

  1. Niezwykła wystawa , Miłego weekendu życzę.

    ResponderExcluir
  2. Meu bom amigo Luiz,
    Como é importante a cultura de um país tão rico como o nosso Brasil, a cultura indígena é maravilhosa e precisamos enaltecer isso, preservar a natureza e os povos indígenas, acabar o desmatamento e a invasão criminosa de suas terras originárias. Achei lindo as obras de artes expostas por esse projeto Viva viva Escola Viva.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Luiz!

    Projeto muito interessante e merecedor de aplausos.
    Um aplauso para si também, pela divulgação.

    Abraço
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  4. Luiz, maravilloso proyecto, te felicito por darnos a conocer arte y belleza de un pais que adoro.
    Cariños y besos amigo

    ResponderExcluir
  5. This is such a wonderful display with a purpose. Thank you for sharing it with us. Have a great day today.

    ResponderExcluir
  6. Me gustó mucho esta exposición.Saludos

    ResponderExcluir
  7. Luiz, my good friend very nice pictures and great initiative!
    Great greetings from Poland!!!

    ResponderExcluir
  8. Loable el trabajo de este grupo que pretende que no se olviden las tradiciones he historias de los aborígenes de Brasil, ya que de perderse quedaría un hueco que con el tiempo no sabríamos de su existencia.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Lindos dibujos. M;uy dulces. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  10. beautiful painting and drawing....it's nice place to see...thanks for share Luiz my friend

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Luiz,

    Tenho respeito pelo Ailton Krenak, que é, sem dúvida, um homem que tem refletido sobre o mundo que o cerca, com os seus muitos problemas. Penso que projetos com a participação dele têm que ser positivos e com bons propósitos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  12. Qué lugar tan maravilloso, una escuela ejemplar.

    Un abrazo, Luiz, y feliz viernes.

    ResponderExcluir
  13. the fusion of arts and medicine, brought to life through an expansive exhibition, promises a unique experience that transcends conventional boundaries...

    ResponderExcluir
  14. Mais uma bela publicação. Gostei. Grato pela partilha. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  15. Maravilosas Escolas Vivas y llenas de arte y tradición popular... Muito obrigado por difundir.
    Abrazo até vocé, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  16. gracias por lo de tu maravilloso blog beso

    ResponderExcluir
  17. Caro amigo Luiz, como são interessantes cada uma das amostras que você nos apresenta.
    Abraços, bom final de semana

    ResponderExcluir
  18. Wonderful unique art.
    Thanks for sharing.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.