sábado, 18 de maio de 2024

Museu Casa Guimarães Rosa Parte II. Cordisburgo MG.

    Um detalhe bem interessante é que em um cômodo frontal da casa foi reconstituída uma venda típica das existentes nas pequenas cidades mineiras, para representar o antigo comércio de Floduardo Pinto Rosa, pai do escritor.












    Na "venda de seu Fulô", o menino Joãozito cresceu ouvindo histórias contadas pelos frequentadores do lugar.












    E é neste cenário do campo, do sertão, que vamos mostrar a vocês toda a fantástica e cultural história de Guimarães Rosa.












    Para a realização de visitas orientadas, o Museu conta com a atuação do Grupo de Contadores de História Miguilin, que recebe o público narrando trechos da obra de Rosa.












    A instituição apoia o Grupo Caminho dos Sertões na realização de caminhadas ecoliterárias por trajetos descritos nos livros do autor.

    Fonte: http://www.sistemademuseus.mg.gov.br/museus-de-minas/museus-estaduais/museu-casa-guimaraes-rosa/

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Museu Casa Guimarães Rosa Parte I. Cordisburgo MG.

    O Museu Casa Guimarães Rosa (MCRG), inaugurado em 1974 está instalado na casa onde o escritor João Guilherme Rosa nasceu e passou seus primeiros nove anos de vida (1908 a 1917).












   O Museu oferece a seus visitantes um acervo de mais de 700 itens relativos e à vida e obra roseanas, cono objetos pessoais, máquina de escrever, o espadim da Academia Brasileira de Letras, móveis, fotografias, obras de arte e as mais importantes edições de livros de sua autoria.












    Esse rico acervo está disponível para apreciação do público na exposição de longa duração, intitulada Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que ainda proporciona ao público áreas reconstituídas cenograficamente, o quarto da avó, o gabinete do autor, a cozinha entre outros.












   Preserva também outros registros da vida de Guimarães Rosa como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural presente na literatura Roseana.












    Aliás, esse fato está ligado ao fato do escritor ter morado na cidade mineira de Itaguara, onde permaneceu dois anos e onde passou a ter contato com elementos do sertão.

    Fonte: http://www.sistemademuseus.mg.gov.br/museus-de-minas/museus-estaduais/museu-casa-guimaraes-rosa/