A ocupação do espaço deu-se de forma orgânica, pelo boca a boca dos próprios artistas que, descontentes com os altos preços para locações na cidade, encontraram uma forma de baratear custos e criar uma rede artística, onde colaboração é a alma do negócio.
A fábrica, que já foi uma das maiores do país, especialmente pela produção e exportação de café, e por ícones populares, como as balas toffe e Boneco, também atrai por sua arquitetura diferenciada.
O amplo projeto.guarda curiosidades, como o fato de toda estrutura metálica que sustenta a edificação, bem como máquinas de última geração àquela época, terem vindo de navio desde Hamburgo, na Alemanha, após a compra dos ativos de uma indústria de chocolate que havia fechado as portas.
Áreas de destaque, como o terraço, que descortina uma vista que cobre todo o Centro do Rio de Janeiro e até mesmo Niterói; o belo Pombal, área de pé direito altíssimo e muito bem iluminada pelas janelas que ladeiam todas as edificações, e que já serviu de set para inúmeras gravações e set de inúmeros filmes, como abertura do programa dominical Fantástico, da TV Globo; são pontos altos do passeio pela Bhering.
Com uma área construída de mais de 15 mil metros quadrados há cerca de 80 ateliês de arte funcionando a todo vapor. Dividindo espaço com maquinários centenários em uma planta fabril que ocupa todo um quarteirão, há ceramistas, designers, produtores, artistas plásticos, livreiros, fotógrafos, lojistas, trapiches de móveis, pequenos bares, música, gastronomia e até uma pequena fábrica de cerveja artesanal, tudo isso na Rua Orestes n° 28, no bairro de Santo Cristo, Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Riotur Fábrica Bhering.
Great blog
ResponderExcluirGreat blog
ResponderExcluirLovely art! Thanks for sharing, Luiz.
ResponderExcluirLuiz, I wish you a good Friday!
ResponderExcluirOtra maravilhosa entrada al rescate de cada espacio de arte. Muito obrigado, amigo Luiz.
ResponderExcluirAbrazo até vocé.
Hay obras de todo tipo desde lo mas vanguardista a un estilo mas o menos clásico y con obras de las mas variedad técnicas artísticas.
ResponderExcluirY también vi un cuadro donde el modelo se te parecía.
Saludos.
Esse modelo que vos escreve, meu querido amigo Tomás.
ExcluirEstou em duas fotos e não em pinturas.
ExcluirVery beautiful art.
ResponderExcluirPelo que foi mostrado, ficou evidente que há muito para ver nessa fábrica.
ResponderExcluirAbraço
Great photos and nice post.
ResponderExcluirMe gustan las pinturas. Te mando un beso.
ResponderExcluirEste lugar cheio de artistas e de arte, deve ser maravilhoso para visitar! Eu compraria alguns destes quadros! Um abraço!
ResponderExcluirHi Luiz! This is a very interesting place!
ResponderExcluirThe Bhering Factory really shows how art can thrive through community and shared vision...
ResponderExcluirReducing costs and creating a network has long been effective for artists. I was thinking this when writing about Gertrude Stein's amazing salon.
ResponderExcluir