A exposição Grande Sertão, de Graça Craidy (1951, Ijuí - Rio Grande do Sul, Brasil), é um casamento feliz das artes visuais com a literatura, inspirado no maior romance brasileiro do século XX, o livro Grande Sertão: Veredas (1956), do médico, diplomata e escritor brasileiro João Guimarães Rosa (1908, Cordisburgo/MG - 1967, Rio de Janeiro/RJ).
O Brasil é uma terra linda com vários biomas a serem conhecidos do Caburaí ao Chuí. Com lindas praias, montanhas, rios e cachoeiras, centros culturais e cidades históricas.
▼
domingo, 29 de junho de 2025
Grande Sertão. Rio de Janeiro RJ.
Reconhecido tanto por sua linguagem dita inventada quanto por sua narrativa instigante e aventuresca, o livro retrata um Brasil profundo, em plena mudança do Império para uma República que ameaçava o poder local de coronéis e fazendeiros.
Nesse momento histórico de surdas batalhas, um sertão recortado por rios, veredas, coqueiros-buritis, pássaros e animais selvagens acoita homens comuns incomuns.
Centenas de personagens se movem no livro Grande Sertão: Veredas o tempo todo, de lá para cá, bordilhando as trilhas de um certo sertão narrado por um único indivíduo, o ex-jagunço Riobaldo que cada pouco mira e vê alertando para a complexidade de existir: "Tudo é é não é".
Fonte: Centro Cultural dos Correios RJ
Good style :-D
ResponderExcluirGreat exhibition!
ResponderExcluirExcelente exposição de Graça Craidy, inspirada no livro "Grande Sertão e Veredas". Obrigada por partilhar.
ResponderExcluirUma boa semana.
Um beijo.
É certamente uma interessante exposição.
ResponderExcluirObrigado pela partilha
Abraços
Interesante post
ResponderExcluirgracias por compartir las imágenes con nosotros
Un abrazo!
Interesting exhibition.
ResponderExcluirLuiz, I salute you and I wish you a good new week!
Fascinating exhibition, Luiz.
ResponderExcluirGosto muito do Guimarães Rosa e da obra dele. Penso que ele deveria ter recebido um Nobel de literatura, pois foi um dos grandes escritores do mundo.
ResponderExcluirAbraço
Concordo plenamente Marly.
ExcluirOs quadros são excepcionais.
ResponderExcluirBoa semana
No conozco el libro pero parece que esta artista refleja con perfección a los personajes que vivieron aquella época.
ResponderExcluirSaludos.