O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil.
Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, entre o Monumento Nacional dos Mortos da Segunda Guerra Mundial e o Aeroporto Santos Dumont, próximo ao Centro Histórico do Rio.
Seu edifício-sede, a obra mais conhecida do arquiteto carioca nascido em Paris Affonso Eduardo Reidy, é um marco da arquitetura moderna no mundo e segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de pilotis, grande vão livre e integração com a paisagem e os jardins do entorno, que são obra do paisagista Roberto Burle Marx.
No Brasil, na década de 1940 foi um período marcado pela intensa participação da iniciativa privada no processo de criação de uma rede equipamentos culturais de alto nível e pela consolidação do apreço pela estética modernista entre colecionadores e intelectuais em geral.
Fonte: www.wikipidia.org Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro































The National Monument to the Dead of WW2 is an important memorial in its own right. I am glad they are near each other.
ResponderExcluirO Museu de arte moderna do Rio de Janeiro com um espólio magnífico.
ResponderExcluirTudo de bom.
Um beijo.
Deve ter um enorme valor histórico. Fiquei com vontade de visitar essa exposição.
ResponderExcluirgosto de painéis históricos. beijos, pedrita
ResponderExcluirQué maravilla, Luiz.
ResponderExcluirEl MAM es uno de esos lugares donde la arquitectura, la historia y la naturaleza dialogan con una elegancia única. Reidy y Burle Marx lograron crear un espacio que respira modernidad sin perder la conexión con el paisaje carioca.
Tu publicación recuerda lo afortunados que somos de tener instituciones así, abertas ao público, integradas à cidade e cheias de vida cultural.
Gracias por seguir mostrando, com tanto carinho, as belezas do Rio e do Brasil. Cada visita ao seu blog é um convite para redescobrir o nosso país.
Una interesante exposición sobre los pasos que se han dado en la renovación de este edificio histórico.
ResponderExcluirSaludos.
Hi Luiz,
ResponderExcluirCongratulations to the Brazilians on the Museum of Modern Art. I've never been to such a place.
My good friend, I wish you a good new week!!!
Siempre muy interesante lo que nos traes, Luiz.
ResponderExcluirGracias, amigo brasileño.
Feliz lunes
Ei Luiz!
ResponderExcluirHoje vim aqui para desejar
uma ótima nova semana.
Mas também para matar
saudades do RJ..
Deixa eu explicar, não tenho
saudades do RJ lugar paramorar.
Mas sim dos lugares que mesmo eu
morando no ES, eu ia só pra vistar
a Biblioteca Nacional, o CCBB, a Casa
França Brasil, o Centro Cultural dos Correios
e parar ali no centro pra lançar no Amarelinho!
Nosssa. Já marquei com amigos e
escritores com quem trabalho para nois
encontrarmos no Amarelinho.
Isso sem contar que o Sindicato que
pertencço que é o Sindicato dos
Artistas, é ali do lado.
Adorei vir aqui tambem hoje.
Bjins
CatiahôAlc.
Nã
Interesting museum :-D
ResponderExcluirAlguna vez estuve ahí. Debe estar cada vez mejor. Brasil sabe cultivar y preservar como nadie en la región...
ResponderExcluirAbrazo até vocé, amigo Luiz!!
Sempre lindos seus posts
ResponderExcluirGrato, Luiz, por esta bela postagem. O MAM-Rio, realmente, é uma instituição no Brasil, no campo das artes! Meu abraço, amigo; boa semana.
ResponderExcluirHello, Luiz! I like visiting museums!
ResponderExcluirLindo museo. Te mando un beso.
ResponderExcluirOi, Luiz! Muito bom, gostaria de visitar este museu.
ResponderExcluirA arquitetura é maravilhosa. Um abraço!
Um lugar que sempre vale a visita.
ResponderExcluirAbraço
Espaços essenciais nas grandes cidades.
ResponderExcluirAcessibilidade à cultura a todos os cidadãos.
Luiz um museu incrível pra apreciar belas artes, Luiz feliz terça-feira abraços.
ResponderExcluir