quinta-feira, 13 de julho de 2023

Centro do Rio Parte I. Rio de Janeiro RJ.

Centro do Rio de Janeiro é um bairro da Zona Central do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Apesar de possuir edifícios residenciais, o bairro é predominante comercial e turístico, com fácil acesso de linha de metrô, de VLT, do Aeroporto Santos Dumont, de linhas de ônibus municipais e intermunicipais e da Estação das Barcas na Praça XV.

Centro Cultural dos Correios.











Abriga a maior concentração de edifícios financeiros e de escritórios da cidade, além da maioria das sedes do poder público. Possui desde prédios históricos até modernos arranha-céus. Seu índice de qualidade de vida é considerado alto.









Rua do Ouvidor existe desde 1578.


 

Desde de 1763, quando a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi elevada à condição de sede administrativa da colônia do Brasil, até 1960 quando a cidade perdeu a condição de estar em um Distrito Federal, o centro foi o palco de algumas das mais importantes decisões e eventos da história do país.



Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores. (1743)









Estruturas arquitetônicas desse passado persistem até hoje, tendo se convertido em importantes atrações turísticas como: o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Centro Cultural dos Correios e o Museu Nacional de Belas Artes.











A história documentada do bairro começou em 1567, quando 120 portugueses que haviam fundado a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro dois anos antes, no Morro Cara de Cão, se transferiram para o Morro do Castelo, que oferecia melhores condições de expansão para a cidade.




Escultura Vênus Reclinada.



Rua do Rosário fundada em 1640.


Centro Cultural da Justiça Eleitoral.





A partir desse morro, a cidade se expandiu nos séculos seguintes, passando a ocupar toda a área atualmente chamada de Centro. Em 1780, o Rio de Janeiro estava dividido em quatro freguesias urbanas: São Sebastião (1569); Freguesia da Candelária (1621);  Freguesia de São José e Freguesia de Santa Rita (ambas criadas em 1721), além das freguesias rurais.

Fonte: www.wikipedia.org Centro (Rio de Janeiro)

9 comentários:

  1. Muito interessante, nunca estive nessa parte do Rio, adoro ver essas ruas estreitas, há muita história nessas suas fotos.
    Grato pela partilha, Luiz!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. How lucky they are to have protected their churches, libraries, theatres and cultural centres etc. No wonder tourists love visiting.

    ResponderExcluir
  3. Siempre he querido conocer Río . Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Esses prédios mais antigos são pura sedução.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  5. Parajes y edificios preciosos.

    Gracias por traerlo siempre. Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  6. Unos edificios muy bonitos.Saludos

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, obrigada por compartilhar sempre conosco estas maravilhas ❤️👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Una parte de la ciudad que conserva ese estilo de otros tiempos en los que se realizaban bellos edificios y en la actualidad son los que diferencian las ciudades entre si.
    Lo que no me guste son esos garabatos que algunos se dedican hacer en todos lugares.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.