Em 1921, visando à preparação da festa em comemoração ao centenário da independência brasileira, o Morro do Castelo foi derrubado, dando lugar à atual região do Castelo, que hoje faz parte do grande centro econômico e financeiro da cidade do Rio de Janeiro
Condomínio Edifício Galeria.
A partir de 1980, o Centro entrou em um declínio socioeconômico com o inicio da "euforia" imobiliária da Barra da Tijuca; mas, desde 2009, o Centro vem passando por um intenso e rápido processo de valorização e revitalização através do programa Porto Maravilha, comandado pela prefeitura e com o apoio do Ministério das Cidades e do setor privado.
Rua Sete de Setembro.
VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).
Preterido em favor da Zona Sul da cidade durante a maior parte do século XX, passou a receber crescentes investimentos por parte de empreendedores do mercado imobiliário. Tem assistido a um grande número de obras de restauração e de modernização de velhos edifícios, bem como à construção de novos edifícios, visando, entre outros motivos, a superar seu atual deficit na hotelaria.
Avenida Rio Branco.
No Centro, localizam-se alguns monumentos e edifícios famosos, como o Cinema Odeon, o Teatro Municipal, o Chafariz Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes - antiga sede da câmara de deputados estaduais, o Palácio Duque de Caxias, a Biblioteca Nacional do Brasil (fundada do Dom João VI), a Estação Central de Metrô e Trem e tantos outros que se destacam na paisagem histórica, arquitetônica e cultural do Rio de Janeiro.
Largo da Carioca, Prédios da Petrobras e do BNDS.
Convento de Santo Antônio (1608).
Relógio Histórico do Largo da Carioca (1909).
Rua da Carioca.
Possui atualmente 23 instituições museológicas, liderando a lista de bairros cariocas com mais opções de cultura. São inúmeras as igrejas históricas localizadas no bairro. Dentre as mais conhecidas, podemos citar: a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serreado, aneza ao Mosteiro São Bento, a Igreja de Santa Cruz dos Militares, as Igrejas de Santo Antônio, e da Ordem Terceira de São Francisco, entre outras.
Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro.
A organização da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro remonta a 12 de janeiro de 1862, tendo como seus primeiros pastores os Reverendos Ashbel Green Simonton e Alexander Blackford. O templo encontra-se classificado como patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, próximo a Praça Tiradentes.
Fonte: wikipedia.org Centro (Rio de Janeiro)
wikipedia.org Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro
Fotos deslumbrantes que muito gostei de ver. Grato pela partilha. Cumprimentos poéticos
ResponderExcluirHi Luiz!
ResponderExcluirMy friend, I thank you for this interesting information and beautiful photos :) It was really very nice for me to watch them.
My good friend, I greet you from very, very hot Poland (I'm glad!)! I wish you a good and joyful weekend!
I like the buildings in your country, Luiz!
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que o centro desta bela cidade está sendo recuperado e até melhorado. Aliás, sempre torço para que isso aconteça em todo o Brasil.
Abraço e bom fim de semana
P.S: Anos atrás eu me associei à Biblioteca Nacional do Brasil, porque a empresa em que eu trabalhava tinha uma espécie de convênio com a mesma. Então eu solicitava o empréstimo de livros e os recebia, aqui em Brasilia, sem jamais ter entrado pessoalmente na biblioteca. O envio dos livros e a devolução deles era feito através do serviço de malotes da empresa, uma beleza, rsrs.
Meu querido amigo Luiz,
ResponderExcluirO centro do Rio de Janeiro lembra bastante o centro velho de São Paulo, temos até ruas com o mesmo nome como a Rua da Quitanda. Eu gosto bastante dessa arquitetura dos edifícios antigos, a maioria tombada pelo patrimônio histórico. Só acho uma pena que aqui em SP o centro esteja deteriorado, abandonado e alvo de muitas quadrilhas que tomaram conta das ruas, uma pena!
Parabéns pelas fotos, é sempre bom a gente valorizar a história e o nosso passado. Obrigado pelas visitas no blog meu bom amigo.
Abraços!
La cuidad te enamora. Te mando un beso.
ResponderExcluirquite and peaceful place👍👍
ResponderExcluirUn recorrido muy bonito. Gracias por compartir.
ResponderExcluirUn abrazo, Luiz
Una ciudad encantadora, gracias por el paseo y tan lindas fotos.
ResponderExcluirBesos y abrazos.
I know it is sometimes problematic to put trees into cityscapes, but your photos that include trees make all the difference to how people feel.
ResponderExcluirbuon fine settimana!
ResponderExcluirUna bella ciudad, me encantó.Saludos
ResponderExcluirComo suele suceder en todas las ciudades hay contraste ente lo moderno y lo antiguo.
ResponderExcluirSaludos.