segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Dona Izabel 100 anos Parte IV. Rio de Janeiro RJ.

    Izabel cresceu, casou-se com um vaqueiro e teve quatro filhos. Com a família, mudou-se de Córrego Novo, onde nascera, para Santana do Araçuaí (na época distrito do município de Itinga, hoje distrito do município de Ponto dos Volantes, Minas Gerais).











   Precocemente viúva, a fim de prover a si mesma e aos seus filhos, traçou seu destino modelando louça utilitária que transportava, ao longo de 11 quilômetros, na cabeça ou em lombo de burro até as margens da rodovia Rio-Bahia (BR 116 - hoje atualmente centro do município de Ponto dos Volantes), onde vendia sua produção.











   Assim se deu a chegada da grande artista no universo do barro, logo transformado por sua extraordinária capacidade de inovação.











   Dona Izabel modelava suas peças numa oficina/ateliê, com instrumentos simples: sabugos de milho, pedaços de coités, pequenos trapos, velhas faquinhas e pincéis usados para aplicar o "óleo", tintura feita com pigmentos minerais retirados do solo - água de barro, ela dizia.











   Data dos anos 70 a feitura das grandes bonecas, originalmente moringas para conter água, peça de repertório da louça doméstica do Vale do Jequitinhonha, com altura de 30 a 40 centímetros.

   Fonte: CRAB Centro de Referência do Artesanato Brasileiro

12 comentários:

  1. Bellissima storia e splendidi lavori artigianali

    ResponderExcluir
  2. Bela e incrível exposição. Gostei dos bonecos, muito bem feitos.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Una preciosidad de figuras. Saludos

    ResponderExcluir
  4. Luiz, you present beautiful artistic things in your photos!

    ResponderExcluir
  5. So much beauty in this world. Amazing sculptures!

    ResponderExcluir
  6. Delicadas e fantásticas obras de arte.
    Obrigado por nos dar a conhecer esta incrível artista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bellissime figure.
    Ciao e buona settimana.
    sinforosa

    ResponderExcluir
  8. Dá um quentinho no coração, tomar conhecimento de estórias de gente humilde, que enfrenta muitas adversidades, acabar triunfando, devido ao próprio esforço ou ao próprio talento, como foi o caso da dona Izabel.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Una buena muestra de que fue una persona que se hizo a si misma y lo que empezó siendo un oficio para mantener a su familia se trasformo en la creación de obras de arte.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.