segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Cais do Valongo. Rio de Janeiro RJ.

 O Cais do Valongo, maior porto por onde entraram muitos dos afrodescendentes escravizados na América Latina, é Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Sítio Arqueológico fica na Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro e foi descoberto em 2011 durante as obras de revitalização da cidade e construção do Porto Maravilha. Estimasse que mais de 1 milhão de afro-descendentes chegaram ao continente Sul-americano desembarcando no Cais do Valongo, que representa a memória e os mais graves crimes já usados contra a humanidade, a escravidão. A palavra Valongo tem origem Latim Vallum Longun - Vale Longo. Que possamos aprender com os erros que ali foram cometidos, para que mais ninguém passe por esse tipo de sofrimento. Deus nos concedeu a liberdade para que todos nós sejamos livres e não senhor ou dono da vida de alguém, infelizmente quantos vivem escravizados em trabalhos forçados e insalubres? 






















28 comentários:

  1. I would have never thought of such archelogical site in Rio de Janeiro. It is so clean!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Giorgio. O Cais do Valongo é Patrimônio Mundial da UNESCO. Serve como Memorial para não repetirmos os mesmos erros e atrocidades que foram feitos no passado.

      Excluir
  2. Gracias,gracias por compartir,cariños.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fiaris. É uma forma de não repetirmos os mesmos erros do passado, nem no presente e no futuro.

      Excluir
  3. Bem interessante principalmente como alerta de consciência histórica que precisamos preservar a todo custo. Gostei muito!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde poetisa Guaraciaba. Consciência para não repetirmos os mesmos erros de novo.

      Excluir
  4. A escravatura foi uma das épocas negras da humanidade. É sempre bom haver estes "memoriais" para que não nos esqueçamos e não repitamos os erros do passado.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Márcia. Reforço suas palavras e sabemos que isso não ocorreu só no Brasil e infelizmente ocorre em outros lugares do mundo, só que com uma forma atualizada e disfarçada.

      Excluir
  5. Que pena lugares tão bonitos estarem assim, mostrando degradação.
    .
    Uma semana feliz
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Un lugar que nos ayuda a recordar aquello que ocurrió tiempo atrás y así que no vuelva a pasar.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  7. Magnífico descubrimiento aunque tenga una historia muy triste ya que la esclavitud es horrible.Saludos

    ResponderExcluir
  8. Hermoso lugar que sirve para reflexionar. No se puede cambiar la historia pero se puede aprender de ella para no cometer los mismos errores.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Boa noite obrigado Advogada Ana Lúcia. Seja bem-vinda.

      Excluir
  10. Mesmo que as memórias sejam dolorosas devem ser preservadas, não se deve esquecer.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Luiz. Uau! Existe um sítio arqueológico no centro da cidade? E parece limpo e bonito

    ResponderExcluir
  12. No sabía de esa arqueología. Gracias por traerlo.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  13. В истории каждой страны есть такие страшные моменты...

    ResponderExcluir
  14. Добрый день, Луис! У нас в России когда-то шёл бразильский сериал "Рабыня Изаура", я тоже его смотрела, сопереживала главной героине. Вы уже перелистнули эти мрачные страницы истории. Хорошо, что сохраняете памятники истории.

    ResponderExcluir
  15. La esclavitud, esa vergüenza, que no supo de mares ni de fronteras.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  16. Thank you for sharing this incredible place.

    ResponderExcluir
  17. Espero que la contemplación de esta arqueología tan cercana en el tiempo, sirva para obligar a que las leyes severas se hagan cumplir.
    Saludos, Luiz.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Luiz!

    Aqui, no norte de Portugal, existe uma cidade chamada Valongo, que fica num grande vale. Reza a história que, quando os romanos cá chegaram, exclamaram que "Vallis Longus". E assim ficou o nome.
    Embora por cá tenha havido batalhas pela conquista de terras, por aí a "guerra" era pela apropriação de vidas humanas. Uma das fases negras da história da humanidade! Triste e lamentável!

    Abraço
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida amiga. Suas palavras são tocantes. "Guerra pela apropriação de vidas humanas". A qualquer preço. Obrigado por tanta sensibilidade e verdade.

      Excluir
  19. Buenas tardes estimado amigo. Es importante aprender de los errores cometidos en el pasado. Hay horrores que jamás deben repetirse. Te dejo un abrazo fraterno.

    ResponderExcluir
  20. Um espaço que jamais deve ser esquecido... para que a liberdade jamais se perca... mas infelizmente... estamos passando por uma fase no mundo... em que muitos representantes eleitos democraticamente, estão se preparando, para se tornar os próximos ditadores, e reprimir a liberdade de muitos, tão duramente conquistada!...
    E não se pode culpar a pandemia... mas quem os elegeu, antes de quaisquer pandemias... pois eles já haviam mostrado, de que massa eram feitos... a grande maioria das pessoas têm tendência a esquecer as lições da história, infelizmente, e serem manipuladas por figuras popularistas... e por isso... as posições radicais, estão de novo florescendo, em muitos pontos do globo...
    Belíssima publicação! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.