segunda-feira, 1 de março de 2021

Rio 456 anos Parte II. Rio de Janeiro RJ.

A vinda da corte portuguesa em 1808. marcou profundamente a então Capital do Brasil, que passou a ser convertida como Centro de Decisões do Império Português,  debilitado com as guerras napoleônicas, apos a abertura dos portos pelo Rei Dom João VI, tornou-se um centro comercial proeminente da sua época. A Cidade do Rio de Janeiro é uma das poucas cidades do mundo que foi Capital do Período Colonial, Capital do Governo Português na América do Sul e Capital do Brasil durante o período da República.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, remonta do antigo Convento do Carmo um dos mais antigos da Cidade, fundado ainda no século XVI. A Primitiva Capela deu origem à atual Igreja em 1761, as obras foram realizadas pelo Mestre Manuel Alves Setúbal e terminaram em 22 de Julho de 1770, mais a talha dourada em estilo Rococó do interior, foi realizada pelo Mestre Inácio Ferreira Pinto a partir de 1785.




A Igreja de Nossa Senhora da Candelária teve as suas origens nos princípios do século XVII, apos uma tempestade quase naufragar um navio chamado "Candelária", o casal de portugueses Antônio Martins de Palma e sua esposa Leonor Gonçalves, fizeram uma promessa de construir uma ermida dedicada a Nossa Senhora de Candelária se escapassem com vida, apos aportarem no Rio de Janeiro, escolheram um terreno em 1609 para pagarem a sua promessa.




A Casa França-Brasil trata-se de um imponente solar neoclássico, projetado por Grandjean de Montegny, integrante da Missão Artística Francesa (1816) e professor da Academia Imperial de Belas-Artes, encomendado por Dom João VI em 1819 para a implantação do primeiro centro comercial da Cidade, foi inaugurado em 13 de Maio de 1820.




A Pira Olímpica dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro é uma escultura cinética do artista americano Anthony Howe, que se move com o vento chamou a atenção na abertura dos Jogos Olímpicos. Feita de metal é formada por esferas e pratos reflexivos, suportada por um anel ao redor da pira, com mais de 15 metros de diâmetro e 1815 quilogramas, a obra remete ao formato do sol.




O Museu do Amanhã foi erguido mo Pier Mauá, com cerca de 30 mil metros quadrados com jardins, espelhos d'água, com ciclovia e área de lazer. O Prédio e projeto foi realizado pelo arquiteto espanhol Santiago de Calatrava e foi inaugurado em 17 de Dezembro de 2015, recebendo cerca de 25 mil visitantes no seu primeiro final de semana de inauguração, foi realizado com o apoio da Fundação Roberto Marinho.




O MAR ou Museu de Arte do Rio é formado por dois prédios, foi inaugurado em 1 de Março de 2013 e o monumento faz parte do projeto de revitalização do centro carioca, todo plano arquitetônico foi realizado  pela Jacobsen Arquitetura, com a ideia dos seus três principais arquitetos: Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen e Thiago Bernardes. Um dos prédios é o Palacete Dom João VI, construído com estilo eclético e o Terminal Rodoviário Mariano Procópio. O MAR possui exposições com oito salas rotativas, que encantam os seu visitantes.




O VLT ou Veículo Leve sobre Trilhos é um sistema de transporte elétrico, moderno da Cidade do Rio de Janeiro e fez parte da revitalização da Região Central do Rio de Janeiro, que percorre o Centro e o Porto da Cidade, conectando todas as demais redes de transporte metropolitano: Metrô, Trens,Barcas, Ônibus e Teleférico, além do Aeroporto Santos Dumont, Rodoviária Novo Rio e Cruzeiros Marítimos.



25 comentários:

  1. Everything looking very nice! Thanks for sharing! 💕💕💕

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Martyna, fico feliz em você conhecer um pouco do Rio.

      Excluir
  3. Creo que conocí solo la iglesia en mi visita rápida a Río, si es una frente a una plaza en la zona céntrica.

    Muy lindo el museo de arte, pensé que era obra del arquitecto emblema de Brasil que ahora no recuerdo... abrazo!

    ResponderExcluir
  4. Aniversário de nossa terra, hoje. Belas fotos, para uma bela história! Meu abraço, amigo; boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu querido amigo, Árabe, quis mostrar o Rio por outros olhos, diferente das praias.

      Excluir
  5. Ah o Rio! saudades.
    Belas fotos, Abraço!

    ResponderExcluir
  6. i'll visit Brazil soon...just hope the pandamic will gone ASAP

    ResponderExcluir
  7. This is a beautiful post. From the historic to the new shinny rails. Send me a photo of your face. I will try to draw it for you. My email is on my blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Nicole, vou enviar sim minha amiga, obrigado pelo presente.

      Excluir
  8. Un buen paseo por la urbe. Qué recorrido tan lindo.

    Un abrazo

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Oi minha amiga, espero que você tenha gostado das matérias.

      Excluir
  10. Adorei ver a influência portuguesa, nos edifícios mais antigos que nos mostra... mas fiquei rendida, perante a aerodinâmica arquitetura do Museu do Amanhã!
    Grata por mais uma formidável postagem, que tanto nos dá a conhecer do Rio, assente num soberbo suporte informativo!
    Adorei o post! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.