segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Petrópolis RJ. Parte I.

Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II (seu nome vem da junção da palavra latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando "Cidade de Pedro". É frequentemente chamada de "Cidade de Imperial", por ter sido preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso. Foi capital estadual temporariamente entre 1894 e 1902, devido à Revolta da Armada.

Pórtico de Petrópolis.


Centro de Informações Turísticas.







Até o século XVIII, a região era habitada pelos índios coroados, o que lhe valeu a denominação, pelos portugueses, de "Sertão dos Índios Coroados".


Colonizadores de Petrópolis.





Câmara Municipal de Petrópolis.



Foi somente com a descoberta de ouro em Minas Gerais e a consequente abertura do Caminho Novo, que passava por Petrópolis, nesse século, que a região começou a ser ocupada por não indígenas.



Artesanato de Petrópolis.






Em 1822, o imperador brasileiro Dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, hospedou-se na fazenda Padre Correia e ficou encantado com a região.








Adquiriu uma fazenda vizinha, a Fazenda Córrego Seco, que passou a ser chamada Imperial Fazenda do Córrego Seco, onde pretendia construir um palácio.

Fonte: wikipedia.org Petrópolis

40 comentários:

  1. Grazie Luiz, ci fai conoscere sempre luoghi molto interessanti. Buon Anno Nuovo, di cuore.
    sinforosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida amiga. Espero que você possa conhecer um pouco mais do Brasil.

      Excluir
  2. Un lugar con mucho encanto, me ha gustado muchísimo.Saludos

    ResponderExcluir
  3. essa é uma cidade que eu quase conheci. eu herdei uma coleção de corujas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que só não gosto de Petrópolis no frio kkkk.

      Excluir
  4. Tenho inúmeras recordações, que ainda tenho na mente dos passeios que tive com meus pais nessa linda cidade. Como era gostoso visitar o museu e calçar aquelas pantufas. Visitar a casa de Santos Dumont, apreciar o relógio com flores e por fim, como era gostoso tomar um chocolate quente numa leiteria que tinha ou ainda tem, não seis, ali na praça. Belas recordações dessa linda cidade. Muita saúde para todos os seguidores dessa página, é o que eu desejo para 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vera. Acho que ainda teremos umas cinco matérias sobre Petrópolis.

      Excluir
  5. La conhecí y jamás la esquecí y siempre la lembrei y sé que já voltarei... Margarette era seu nome y ainda la quero bien.

    Abrazo hasta vos, amigo Luiz. Feliz 2022.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petrópolis é uma cidade maravilhosa meu querido amigo Carlos.

      Excluir
  6. Another beautiful city with such history. Have a great day today.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiz! Espero voltar ao Brasil e visitar esta bela cidade. Obrigada por compartilhar fotos tão lindas conosco. Um abraço grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marita. Tenho certeza que será um passeio incrível.

      Excluir
  8. Conheço Petrópolis; é realmente linda. E as suas fotos fazem justiça a essa beleza! Meu abraço, amigo; boa semana, e que 2022 seja ótimo, para você e todos os seus!

    ResponderExcluir
  9. Primeira cidade do Rio de Janeiro que conheci . Fizemos uma belissima visita ao palácio imperial . Vale muitas visitas ainda.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha conhecido Petrópolis, Marisa. Uma cidade incrível.

      Excluir
  10. Luiz I thank you for next history lesson about your country.

    ResponderExcluir
  11. Thank you for sharing the information and your photographs.
    My good wishes for 2022.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  12. To planejando uma viagem e vou anotar essas dicas!

    https://clebereldridge91.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu querido amigo. Só me avisar que derrepente vou com você.

      Excluir
  13. Bello lugar, como me gustaría conocerlo . Te mando un beso

    ResponderExcluir
  14. The City Council building is really lovely, at least from the outside.

    ResponderExcluir
  15. Linda cidade!
    Parabéns amigo Luiz, sua cidade e maravilhosa.

    Um abraço e feliz 2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fátyma. Espero conhecer Natal e tirar muitas fotos.

      Excluir
  16. Do Brasil , só conheço Fortaleza e arredores...

    Gostei muito das fotos e das explicações.

    Abraço, meu querido amigo, e que seja feliz o seu 2022!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida amiga. Espero um dia conhecer Fortaleza.

      Excluir
  17. Olá, tudo bem? Conheço Petrópolis!!!! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fábio. Assim que der, quero ir aos distritos.

      Excluir
  18. El nombre le fue dado como a ciudades rusas que tomaron el nombre de un Zar o Zarina y que mas tarde en la época soviética fue cambiado por la de un líder soviético.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Thomas. Confesso que não sei a origem do nome Pedro. Para mim sempre foi o bíblico.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado minha querida amiga Teresa.

      Excluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.