quinta-feira, 28 de abril de 2022

Artesanato. Rio das Ostras RJ.

Rio das Ostras é uma cidade cheia de histórias e encanto naturais. Sua memória está na essência da cultura dos povos antigos que habitavam a região há milhares de anos. Vale apena uma visita em uma das lojas de artesanato da maravilhosa cidade. Sua população estimada para 2022 é de quase 160.000 habitantes. Uma das cidades que mais crescem no Brasil e estado do Rio de Janeiro, por causa dos royalties de petróleo que recebe e a criação do Distrito Industrial Municipal Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras. 







A origem de Rio das Ostras entretanto, de cerca de 4 mil anos, quando era habitada por caçadores e coletores semi-nômades, cuja presença pode ser comprovada em seu solo repleto de sambaquis, com áreas de sítios arqueológicos demarcadas em 1967 por pesquisadores do IAB - Instituto de Arqueologia Brasileira, confirmando sua pré-história.







Situada na capitania de São Vicente, tinha a denominação de Leripe (que em tupi-guarani significa "Lugar de Ostra") ou Seripe, sendo parte das terras da Sesmaria doada ao Capitão-mor Governador Martins Corrêa de Sá em 20 de novembro de 1630.







Esta faixa foi delimitada por dois marcos de pedra -PITOMBAS - colocados em Itapebussus e na barreira do Rio Leripe com a insígnia da Companhia de Jesus. Os jesuítas foram responsáveis pelas primeiras construções na região como o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição e a antiga Igreja.







Conhecida então como Baía formosa no século XIX, foi um próspero arraial e seu crescimento se deu ao redor da Igreja e do Poço de Pedra. O Rio das Ostras era rota de tropeiros e comerciantes, mais no arraial já existiam internatos masculinos e femininos, o Grande Hotel, o Posto de Polícia Provincial, a Igreja e o Poço Largo, com água pura que jorrava a beira-mar.







A história de Rio das Ostras é comprovada por meio de relatos antigos navegadores que por aqui passaram como o sapateiro da expedição de Villegagnon França-Antártica em 1510, Jean de Lery, o naturalista Augustin François César Provençal de Saint de Hilaire e outros. Um fato interessante, toda área territorial de Rio das Ostras, pertenceu a antiga cidade de Barra de São João, sendo criado depois como terceiro distrito de Casimiro de Abreu. Com sua emancipação política-administrativa de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras ficou com mais de 75% do litoral da sua cidade mãe. 

Fonte: www.riodasostras.rj.gov.br

22 comentários:

  1. Me encanta eso de que las playas tengan lugares para la exposición de artesanías, así puede llevarse un recuerdo y eso que llama souvenir a los familiares o amigos.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero já estar alí e uma dessas tartarugas trazer para aquí... Abrazo amigo Luiz!!

    ResponderExcluir
  3. Estou impressionada com a variedade de artesanato, muito bonito!
    Tenha uma boa tarde!

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Després de mirar les boniques platges, he trobat aquest post tan ple d'artesanies magnífiques i variades, que m'ha agradat molt...És bonic tenir un país amb tanta història, encara que em sembla que no la van respectar gaire els conqueridors!
    Petons, Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Lindos para decorar a casa . Arte brasileira faz sucesso no exterior .
    Obrigado Luiz

    ResponderExcluir
  6. Luiz these things are wonderful! Wonderful craftsmanship! I love them! My friend from Brazil I wish you a good weekend!

    ResponderExcluir
  7. The second photo of the two colourful fish and the close up photos of turtles are beautiful.

    ResponderExcluir
  8. Lindas artesanías. Me gustaron las tortugas. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  9. Lindo trabalho!
    Peças para decoração de ambientes.
    Amei todos!

    Amigo luiz, desejo um feliz fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Com o mar como tema sempre.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  11. Mi interessa la storia di questa città! Grande mostra!

    ResponderExcluir
  12. Interesting history of Rio das Ostras, Luiz. I liked the arts, fishes and turtles.

    ResponderExcluir
  13. So wonderful to see these creations and animal sculptures.

    ResponderExcluir
  14. Cuanto recuerdo bonito si pasara por ahí seguro que me compraba unos cuantos.Saludos

    ResponderExcluir
  15. Bellas muestras de artesanía local.
    Un abrazo amigo y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde meus queridos amigos. Obrigado pela visita e comentários.

    ResponderExcluir
  17. I would love to go shopping here. Have a nice day today.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.