Localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca é considerado um dos maiores parques naturais urbanos do mundo. Criado em 1974, possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica, área quatro vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca (equivale a 12.500 estádios do Maracanã).
Abriga o ponto mais alto da cidade, o Pico da Pedra Branca, com 1.024 metros de altitude. Hoje o parque se encontra sob a proteção da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF). Situado entre grandes áreas urbanizadas (como os bairros de Jacarepaguá, Campo Grande, Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba), o parque sofre intensa pressão urbana.
O parque presta um grande serviço à população carioca, pois é responsável pelo abastecimento de importantes represas: do Pau da Fome, do Camorim, de Taxas e do Engenho Novo. Além de tudo, o Pedra Branca dispõe de várias opções de trilhas e passeios ecológicos.
Os três acessos para visitação do Parque Estadual da Pedra Branca são: na Taquara, o Núcleo Pau da Fome; outro em Realengo, Núcleo Piraquara, onde ocorre produção de mudas e sementes; e em Jacarepaguá, o Núcleo Camorim. Os passeios dentro da unidade de conservação podem ser acompanhado de guarda florestal e eles oferecem visitas guiadas para grupos de escola.
Entre as trilhas mais feitas, está a que leva ao cume da montanha que dá nome ao parque, ponto mais alto da cidade. A subida, de 11 km aproximadamente, pode levar mais de três horas de duração, dependendo da disposição de quem caminha. Um inventário da fauna indicou que existem pelo menos 220 espécies de aves, 38 de répteis, 12 de anfíbios e 79 de mamíferos, além de espécies de peixes e invertebrados dentro do parque.
Fonte: www.trilhaseaventuras.com.br
These trees look like a certain age to them. Great images
ResponderExcluirLuiz I in your photos and video see a wonderful place! It would be wonderful to be there one day. My friend I salute you from Poland!
ResponderExcluirThese are wonderful. I really like the sounds of water :-D
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirFui lendo o post e pensando na frase do Darcy Ribeiro: "Tenho tão nítido o que o Brasil pode ser, e há de ser, que me dói demais o Brasil que é". Mas eu nunca deixo de ter esperança de que haveremos de chegar à situação que nos está reservada desde o início.
Abraço
As urban areas expand, the parks have to be protected even more rigorously. Well done!
ResponderExcluirGeniales videos. Te mando un beso.
ResponderExcluirBellissimo parco.Buona giornata!
ResponderExcluirThank you, Luiz!
ResponderExcluir
ResponderExcluirMaravilhoso, Luís, linda vegetação, belos riachos, muita água!
lugar abençoado e tão extenso!
Em Lisboa, o parque urbano já nos parece muito grande, mas é muito menor!:
"O Parque Florestal de Monsanto situa-se na Serra de Monsanto, no concelho de Lisboa. Tem uma área de 1000 hectares submetidos ao regime florestal total..."
Un agradable paseo que al perro parece gustarle mucho también.Saludos
ResponderExcluirBoa tarde Luiz,
ResponderExcluirGostei de conhecer este enorme Parque não só pela sua grandiosidade e beleza, mas também pelos benefícios que presta à população carioca!
O Brasil é um País lindo e cheio de encantos.
Beijinhos,
Ailime
Fantásticas frescas imágenes del natural. Abrazo até lá, amigo Luiz.
ResponderExcluirUn lugar donde pasear y disfrutar del frescor y ruido del agua.
ResponderExcluirSaludos.
Belas fotos e fascinantes vídeos. Grato pela gentil partilha.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Que grandeza de parque, es enorme y bellísimo. Un abrazo Luiz
ResponderExcluirBoa noite. Fico feliz em mostrar um pouco do Parque Estadual da Pedra Branca sede Camorim.
ResponderExcluirThanks Luiz! I loved the sound öf water, i felt myself in the picnic.
ResponderExcluirsometimes we need to give our mind to rest and by going to places like this, we'll be more relaks and calm
ResponderExcluirUm espaço maravilhoso, onde se respira beleza, serenidade e paz!
ResponderExcluirE cada vez se tornam mais importantes estas áreas verdes, junto às cidades! Adorei os vídeos!
Um grande abraço
Ana