segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Marliéria MG.

O comandante do quartel local (onça Pequena), responsável pela administração das terras da atual cidade, era o alferes Lizardo José da Fonseca Lana, que doou parte de sua propriedade. As terras de Maria seriam a sesmaria da Onça Grande, onde posteriormente instalaram-se cinco choupanas às margens do ribeirão Onça Grande, surgindo um arraial. Em 1865, instalou-se na localidade o médico Germano de Souza Baltar, que obteve lucro com seus serviços e com o passar do tempo adquiriu parte das terras das terras da região.



Igreja de Nossa Senhora das Dores.






Germano Souza Baltar foi o responsável pela doação de três alqueires para a Igreja Católica em nome de Nossa Senhora das Dores para a construção de uma igreja dedicada à santa. A obra foi abandonada após Germano se mudar da localidade, no entanto foi retomada em 1885. Ao redor do templo em construção o povoamento continuou a se desenvolver, passando a ser conhecido como Arraial de Nossa Senhora das Dores de Babylônia.








Essa denominação foi uma sugestão do professor José Belisário, primeiro mestre-escola da localidade, e se deve à padroeira e á localização aos pés de uma serra coberta de musgos e bromélias, semelhantes aos jardins da Babilônia. O povoamento foi elevado a distrito com a denominação de Babilônia pela lei nº 32, de 6 de junho de 1901, subordinado a São domingos do Prata, passando a se chamar Marliéria pela lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923.








Seu nome atual é uma homenagem a Guido Marlière, explorador e pesquisador francês que ajudou a pacificar os nativos botocudos na região do rio Doce. Pelo mesmo decreto, perdeu espaço para a criação do distrito de Jaguaraçu. Dom Helvécio Gomes de Oliveira, arcebispo de Mariana, ficou maravilhado com as florestas locais nas ocasiões em que esteve em Marliéria em 1931 e 1935. Os então distritos de Marliéria e Jaguaraçu forma emancipados pela lei estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, instalando-se em 1º de janeiro de 1954.

Fonte: www.wikipedia.org Marliéria

18 comentários:

  1. Bellissime foto.
    La chiesa è molto grande e luminosa.

    ResponderExcluir
  2. what a beautiful architecture. the surrounding area is very quiet yet peaceful

    ResponderExcluir
  3. Sigo anotando sitios que debo conocer, amigo Luiz. Muchas gracias siempre por difundir...

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  4. Va si esas grandes reservas y parques naturales, antes fueron objeto de la colonización, que hizo de sus recursos naturales enriquecimiento personal. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
  5. Me gustó la iglesia y el kiosko.Saludos

    ResponderExcluir
  6. Beautiful photos! Merry Christmas to you dear friend. Happy and healthy 2023. Greetings.

    ResponderExcluir
  7. Luiz! I wish you all the best too! I wish: health, happiness, joy, fulfillment of dreams God's blessing, faith and hope for a better tomorrow!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Luiz,

    Achei interessante a explicação da origem do nome do lugar. Supunha que a origem desse nome fosse outra, rsrs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Lindo lugar, me pareció muy interesante. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  10. Estupenda fotografía, que pases unas felices fiestas!

    ResponderExcluir
  11. understated, elegant church, Our Lady of Sorrows, inside and out.

    ResponderExcluir
  12. Unos bellos lugares de tu país que nos vas mostrando poco a poco.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  13. Marliéria é uma cidade pequena e muito aconchegante.

    ResponderExcluir
  14. Beautiful place and photos. Thank you!

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.