quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Parque Estadual do Rio Doce Parte V Final Vídeos. Marliéria MG.

Dom Helvécio prega durantes anos a defesa da fauna e da flora, até a sugestão do bispo ser acatada pelo então governador de Minas Gerais, Benedito Valadares Ribeiro. Em 14 de julho,a Unidade de Conservação era oficializada pelo decreto-lei nº 1.119. Mas nesta primeira fase do projeto, havia muito trabalho a fazer. Era comum o uso sem controle das terras, por isso, a fauna sofria as consequências da pesca e caça sem restrição.











Com a criação do Instituto Estadual de Florestas, a Secretaria de Estado de Agricultura transferiu sua administração para o novo órgão, quando a unidade foi aberta ao turismo. Em 1967 a unidade foi atingida por um incêndio de grandes proporções que consumiu cerca de 9 mil hectares de florestas, o equivalente a um terço da reserva, e deixou 12 mortos no dia 18 de outubro daquele ano, todos da equipe de combate.











Esse foi o maior segundo incêndio florestal do Brasil em quantidade de vítimas fatais, perdendo apenas para o incêndio florestal no Paraná em 1963, que deixou 110 mortos. Apenas na década de 1970 é que uma infraestrutura para turismo foi montada para que houvesse segurança para os visitantes e para a floresta. Após a reforma ocorrida entre 1986 e 1993, o parque foi reaberto e recebe até hoje visitantes interessados na biodiversidade surpreendente da área de preservação.










As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa, com espécies tais como bagre, cará, lambari, cumbuca, manjuba, piabanha, traíra, tucunaré, dentre outras. Com o objetivo de aproveitar a riqueza da flora, de forma sustentável, o parque possui um herbário, que possibilita a identificação de espécies principalmente através da análise de suas características morfológicas, constituindo a base de pesquisas taxonômicas.

Fonte: www.wikipedia.org Parque Estadual do Rio Doce

20 comentários:

  1. Deixo votos de Feliz Natal e de Boas Festas
    aos amigos e amigas dos blogues
    Que grande riqueza que é essa bela vegetação e paisagem no Brasil
    Felicidades, Luiz

    ResponderExcluir
  2. Forest fires are a terrible tragedy for animals... Unfortunately, many of them die :( Vegetation will recover after a while, but nothing can bring the animals back to life....

    ResponderExcluir
  3. Bello parque hay que cuidarlo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Those forest fires must have been unthinkably tragic. I hope the fire fighters are better protected now.

    ResponderExcluir
  5. keep it clean and sustainable for the sake of our future generations.

    ResponderExcluir
  6. Grazie mille per gli splendidi video che ci permettono di ammirare meglio le meraviglie di questo parco.

    ResponderExcluir
  7. Buon Natale a te e a tutti coloro che porti nel cuore.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Luiz! Obrigada por compartilhar os vídeos. Espero que você tenha um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, cheio de alegria, saúde e sucesso. Um abraço forte!

    ResponderExcluir
  9. Lovely videos of this special place. Merry Christmas, Luiz.

    ResponderExcluir
  10. Una preciosidad de lugar pero a tí se te ve muy serio. FELIZ NAVIDAD

    ResponderExcluir
  11. Maravilla de imágenes, amigo Luiz. Muito obrigado por difundir y hacernos participar.

    Grande abrazo navideño até lá. Felicidad, paz, salud y prosperidad para vocé y todos os que vocé quizer.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a publicação que muito gostei de ver, e ler. Quero deixar votos de um FELIZ E SANTO NATAL, extensivo à sua família e amigos
    .
    Poema de Natal: “” Jesus, é a luz, o caminho “”
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. O Parque Estadual do Rio Doce foi uma maravilhosa experiência.

    ResponderExcluir
  14. Hola amigo que tal. Vi el video donde se te ve, otro donde se muestra un poco la costa y otro de un simpático monito caminando sobre un cable. Me gusta que incluyas videos de los lugares que muestras.

    También te deseo unas felices fiestas acompañado de la gente querida. Abrazo grande desde Argentina compañero.

    ResponderExcluir
  15. Buenas que tal Luiz. Vi el video donde apareces, otro que muestra la costa de este bonito lugar y uno donde hay un simpático monito caminando sobre un cable. Me gusta que incluyas videos de los bellos lugares que nos muestras.

    También te quería desear unas felices fiestas junto a la gente querida que te acompaña. Abrazo grande desde Argentina.

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso parque.
    Meu amigo desejo para si e para a sua família, um Natal 🎄 muito Feliz e que o Novo Ano lhe traga um universo de alegrias, saúde, paz e amor.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  17. Muy lindo lugar

    Felices fiestas navideñas. Un abrazo enorme, Luiz

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.