quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Parque Nacional da Tijuca Parte III. Rio de Janeiro RJ.

O Parque Nacional do Rio de Janeiro foi criado através do Decreto Nº 50.932, emitido pela Presidência da República em 6 de julho de 1961, vindo unificar as antigas Florestas Protetoras da União da Tijuca, Paineiras, Corcovado, Pedra da Gávea, Trapicheiro, Andaraí, Três Rios e Covanca, presentes no Maciço da Tijuca , no Estado da Guanabara, em uma única área protegida, de aproximadamente 3.200 hectares.











Quando da sua criação, o Parque Nacional do Rio de Janeiro era subordinado ao antigo serviço Florestal do Ministério da Agricultura. Alceo Magnanini seria o primeiro chefe da Unidade de Conservação (UC) do Parque Nacional da Tijuca, Magnanini se empenhou para que a Floresta da Tijuca e outras florestas da região de entorno estivessem reunidas e protegidas sob um Parque Nacional.











Magnanini incorporou, ao projeto inicial do Parque os trechos da Pedra da Gávea, a Pedra Bonita e a Serra da Carioca; em sua homenagem, já há alguns anos, a biblioteca do Parque tem o nome de Alceo, como um reconhecimento de sua importância para esta Unidade de Conservação. Magnanini foi uma das principais forças por trás da realização do sonho de Castro Maya de transformar a Floresta da Tijuca em Parque Nacional.






Capela Mayrink.






o Decreto Nº 60.183, também emitido pela Presidência da República, em 8 de fevereiro de 1967, mudou o nome do parque definitivamente para Parque Nacional da Tijuca (PNT). O Decreto Nº 70.186, de 23 de fevereiro de 1972, passou por responsabilidade administrativa do PNT ao antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Fonte: www.wikipedia.org Parque Nacional da Tijuca

14 comentários:

  1. Transforming the forest into a national park was a brilliant idea! And essential.

    ResponderExcluir
  2. Brazil hides a wealth of nature, flora and fauna. The Amazon is the lungs of the world. Luiz I salute you from unfortunately cold and rainy Poland.
    My friend I’m keeping my fingers crossed for Brazil's match against Croatia! Neymar must score a goal!!!

    ResponderExcluir
  3. Es muy bello lugar. Como me gustaría conocerlo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Luiz,

    Este parque parece ser muito agradável para uma boa caminhada ou mesmo um passeio. Há muitos pontos de atração nele, não é verdade?

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Faz lembrar o Bussaco, em Portugal.
    Abraço, bfds

    ResponderExcluir
  6. Precioso ese parque nacional amigo con muy bella y extensa vegetación.
    Un fuerte abrazo y feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  7. Un lugar que bien merece seguir siendo protegido y que las generaciones que nos sigan lo puedan seguir disfrutando.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Fico feliz em divulgar com vocês um pouquinho do Parque Nacional da Tijuca. Uma das maiores florestas em área urbana do mundo em uma grande metrópole como o Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  9. Gran tarea de difusion realizas, amigo Luiz, contribuye a preservar y enaltecer la naturaleza como patrimonio de tu país...

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir
  10. Vegetação luxuriante, muito belo.
    Gostei de o ver.
    ~~~

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.