sábado, 10 de dezembro de 2022

Parque Nacional da Tijuca Parte V Final Vídeos. Rio de Janeiro RJ.

Devido à abrangência de seus domínios e dependências, luta constante contra diversos ilícitos ambientais, como ocupações irregulares, caça, incêndios criminosos, entre outros. O parque exerce papel de fundamental importância para cidade, prevenindo a erosão das encostas, enchentes, desabamentos e reduzindo a poluição atmosférica.












Também detém diversas fontes de água que provêm o abastecimento urbano, ao mesmo tempo em que propicia recreação e qualidade de vida aos habitantes, além de preservar a paisagem e fomentar o turismo. A preservação do parque está diretamente relacionada ao bem-estar, saúde e riqueza da cidade, sendo talvez o seu maior patrimônio.











Primitivamente, todo o parque esteve coberto por densa cobertura florestal tipo de Mata Tropical Pluvial. historicamente, tal floresta foi intensamente degradada, em razão da retirada de madeira para construção, lenha e carvão para consumo de numerosos engenhos de cana-de-açúcar, olarias e fins domésticos, bem como da expansão da lavoura cafeeira em quase todas as áreas.











Com isso a cidade começou a sofrer com a falta de água potável, pois, sem a proteção da vegetação, os mananciais começaram a secar. A partir de 1862, por ordem do imperador Dom Pedro II, a área começou a ser reflorestada com mudas de árvores nativas. Juntamente com a regeneração natural, a área foi recuperada, formando a floresta que vemos hoje, com uma rica e diversificada flora e tornando-se uma das maiores florestas artificiais urbanas do mundo.












O parque funciona diariamente das 8 horas às 17 horas, e até às 18 horas no verão. Suas muitas estradas permitem visitá-lo apé, de bicicleta, motocicleta, carro e ônibus. Por ser compartimentado, o Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado por diferentes caminhos. Os interessados em conhecer o Setor Floresta da Tijuca, devem utilizar o acesso principal, localizado na Praça Afonso Viseu, Alto da Boa Vista.

Fonte: www.wikipedia.org Parque Nacional da Tijuca

14 comentários:

  1. muito lindo. mencionei o seu blog no meu. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Luiz my good friend very nice videos. I greet you from unfortunately rainy, cold Poland!

    ResponderExcluir
  3. Your photos suggest that, after the springs began to dry up, the reforestation with native tree seedlings really worked. It looks lush now.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Luiz,

    Vendo os vídeos a gente se sente como que presente no parque. E eu morro sem compreender os atos ilícitos feitos contra um local desse, embora eu saiba que devem acontecer muito.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. lindo parque. sim, se vc vier a sp posso te mostrar uns lindos lugares turísticos pouco convencionais da cidade e tomarmos um café. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Muy agradable el sonido del agua. Ha sido todo un placer recorrer este bonito parque.Saludos

    ResponderExcluir
  7. Un parque protector, en el sentido amplio de la seguridad eco-ambiental. Un abrazo. carlos

    ResponderExcluir
  8. Unos bellos videos de este bello lugar, creo que en otras ocasiones te pedí que si les podías realizar en horizontal para ver en pantalla de ordenador.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  9. Magnífico una vez más... Brasil esplendoroso tesoro para toda la Humanidad...

    Abrazo até lá, amigo, Luiz.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz em saber que vocês gostaram dos vídeos do Parque Nacional da Tijuca. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.