sábado, 17 de dezembro de 2022

Parque Nacional do Itatiaia Parte VII Final Vídeos. Itatiaia RJ.

Penhasco de muitas pontas. Assim os primeiros habitantes da região, índios Puri e Puris, da família Tupi-Guarani, chamavam Itatiaia. E quem conhece a parte baixa e, principalmente, a parte alta do Parque Nacional reverencia de imediato o nome de batismo do local.




Cachoeira do Poranga.



Ainda na Via Dutra (BR-116), principal estrada de acesso ao Parque, é possível avistar inúmeros picos da cadeia de montanhas que forma a região de Itatiaia. A paisagem fica mais bela ao saber que tal formação rochosa além de ser da era glacial e ter cerca de 18 milhões de anos, abriga o Pico das agulhas Negras, o quarto maior do Brasil.






Situado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e quase na divisa com São Paulo, o Planalto do Itatiaia fica no meio da Serra da Mantiqueira. Nos séculos XIX e XX, devido às particularidades incomuns, recebeu visita de diversos naturalistas brasileiros e estrangeiros, motivo o qual foi importante fator na transformação da região no primeiro Parque Nacional do Brasil.






As terras da reserva que um dia pertenceram a Visconde de Mauá, foram adquiridas, em 1908, pela Fazenda Federal para implementação de dois núcleos coloniais. Mais tarde, em 1929, a reserva passou a ser de responsabilidade do Ministério da Agricultura transformando Itatiaia numa Estação Biológica subordinada ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.



Cachoeira do Maromba.




Em 1913, o botânico Alberto Lofgren sugeriu que tais terras virassem Parque Nacional. Mesmo ano em que o naturalista José Hubmay declarou apoio a causa após definir a região como sem igual no mundo, na Conferência da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro.






"Preservar para fins científicos, educacionais, paisagístico e recreativos o seu patrimônio natural cultural". Afirma o Decreto de Criação do Parque Nacional do Itatiaia. Assinado, anos mais tarde, em 14 de junho de 1937, pelo Presidente Getúlio Vargas, definindo uma área de 12 mil hectares da região de Itatiaia como Parque Nacional. Sendo ampliada em 1982, passando a somar 30 mil hectares hoje preservados dentro da reserva.





Cachoeira Véu de Noiva.


Uma vez que os Estados Unidos criaram o primeiro Parque Nacional do Mundo - Yellowstone - em 1872, podemos concluir que o Brasil seguiu tardiamente a tendência internacional de fazer política voltada ao meio ambiente com a criação de áreas de preservação.




Cachoeira Itaporani.



Esse atraso no início da gestão ambiental brasileira seja, acredito, maior reflexo das dificuldades encontradas em quase todas as 212 Unidades de Conservação do país, em todas as regiões brasileiras de norte ao sul.






As constante falta de verbas, equipamentos adequados, pessoal, invasão territorial, combate ao extrativismo ilegal e caça clandestina a amimais silvestres são problemas enfrentados com extrema criatividade na busca de parcerias empresariais e até universitárias no tocante as pesquisas científicas. Se não fosse dessa forma, muitos dos nossos Parques Nacionais teriam sucumbido ao insucesso.






Gerras no Iraque, na antiga  Iugoslávia, Afeganistão, Israel, Palestina, ataques terroristas nos EUA, Colômbia, pneumonia asiática na China e demais questões nevrálgicas observadas no plano mundial, são indicadores de que as riquezas naturais ao longo da nossa extensão geográfica podem tornar-se grandes geradoras de recursos e representatividade no exterior.







Eco-turismo, esportes radicais, expedições para observação da fauna e outras questões apontam o Brasil como capital do desenvolvimento sustentável. Tema de destaque na política internacional. o Parque Nacional do Itatiaia junto aos municípios do entorno é um importante pólo turístico que podemos citar como exemplo. O maior desafio é conciliar visitação pública com preservação da natureza e meio ambiente.

Fonte: www.ambientes.ambientesbrasil.com.br

14 comentários:

  1. Olá amigo Luiz
    As imagens dos vídeos são maravilhosas
    Bom mesmo seria ver tudo isso de perto para curtir todas essas belezas naturais do nosso Brasil
    Um abraço e um ótimo domingo pra você

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conheço Itatiaia... Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Yes it is sad that that illegal extractions, killing of wildlife and military dangers left the preservation of the area unprotected for so long. But thank goodness environmentalists are proud of the National Park now.

    ResponderExcluir
  4. Hi my good friend! Super video! Luiz I wish you a good Sunday!

    ResponderExcluir
  5. Hermosos vídeos con el sonido de las aguas cristalinas tan relajantes, Luiz..me ha encantado también ese manantial tan vivo y fresco. Gracias por compartir escenas de este bello lugar. Feliz navidad.

    ResponderExcluir
  6. always keep it clean for the sake of future generations

    ResponderExcluir
  7. Precioso parque y preciosos vídeos.
    Estimada amigo, paso a saludarte y desearte unas entrañables fiestas navideñas en compañía de tus seres más queridos.
    Un fuerte abrazo.
    ¡FELIZ NAVIDAD!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  9. Uai, quase que perco a última parte do Parque nacional do Itatiaia, no qual, tenho certeza, existem muitas belezas naturais e que é muito digno de uma visita.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.