Segundo conta a história semilendária sobre a origem da igreja, nos princípios do século XVII, uma tempestade quase teria feito naufragar um navio chamado "Candelária", no qual viajavam os portugueses Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves.
O casal teria feito a promessa de edificar uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau, finalmente, teria aportado no Rio de Janeiro e o casal teria mandado construir uma pequena ermida no local da atual Igreja da Candelária em 1609, posteriormente ampliada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento para tornar-se uma igreja paroquial.
A igrejinha paroquial da Candelária foi reformada em 1710, mas, na segunda metade do século XVIII, necessitava de ampliação. O sargento-mor Francisco João Roscio, engenheiro militar português. desenhou os planos para uma nova igreja. As obras começaram em 1775, utilizando-se de pedra extraída da Pedreira da Candelária, no Morro da Nova Sintra, no bairro do Catete.
A inauguração, com a igreja ainda inacabada, ocorreu em 1811, em presença do príncipe-regente e futuro rei de Portugal, D. João VI. A igreja tinha, nesse momento, uma só nave. Os altares do interior da igreja haviam sido esculpidos por Mestre Valentim, o grande artista do estilo rococó do Rio de Janeiro, mas seriam substituídos nas reformas posteriores.
A fachada e o projeto geral de planta em cruz latina com a cúpula sobre o transepto lembram muito certas obras do barroco português, como por exemplo, a igreja do Convento de Mafra (1717-1730), perto de Lisboa e a Basílica da Estrela (1779-1790), na capital portuguesa. A fachada é particularmente bela entre as igrejas coloniais brasileiras. Como ocorre também com a maioria das igrejas coloniais do Rio de Janeiro, a fachada da Igreja da Candelária está voltada para a Baía de Guanabara, uma vez que essa era a via principal de entrada na cidade.
Fonte: www.wikipedia.org Igreja da Candelária
Bellissimi palazzi.Buona serata.
ResponderExcluirCaro Luísamigo
ResponderExcluirEstive diversas vezes no Rio do Janeiro, cidade linda, mas com contradições que nos deixam preocupados, principalmente no dominion da criminalidade. Como triste exemplo de criminosa atitude vi através da CNN Portugal a brutal invasão da Praça dos Três Poderes.
Grandes, enormes problemas tem o presidente Lula da Silva (que conheci pessoalmente aqui em Lisboa entre várias candidaturas) pela frente. Adoro o nosso Brasil - ele é em parte um pouco meu - e por isso me preocupo tanto com o que se está a passar e que receio não vai parar depressa.
Mas eu vinha dizer-te o meu muito obrigado pelos ensinamentos sobre a Candelária que tive a oportunidade de visitar e admirar. Obra demonstrativa da presença da corte portuguesa no Brasil, só agora, graças ao que escreves (e fotografas) enriqueces o meu conhecimento. Por isso - muito obrigado.
Abração
Henrique
Una struttura meravigliosa e molto grande
ResponderExcluirFotos fascinantes de ver. Grato pela partilha.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Una preciosidad de iglesia.Saludos
ResponderExcluirUna bella iglesia esta de la Candelaria no solo por fuera también su interior. Aquí celebramos la Candelaria o Candelas en día 2 de febrero.
ResponderExcluirSaludos.
Fine architecture!
ResponderExcluirA magnificent church. Beautiful, monumental, having something special about it....
ResponderExcluirSe ve una iglesia bien bonita. Besos.
ResponderExcluirBella iglesia. Te mando un beso.
ResponderExcluirBoa noite, Luiz,
ResponderExcluirEsta bela igreja, muito merecidamente, conquistou fama mesmo fora do Rio de Janeiro.
Abraço
Thank you. The façade and Latin cross plan with the dome over the transept are indeed very reminiscent of some Baroque works in Lisbon. I too find the façade especially attractive beautiful.
ResponderExcluirOi Luis; tudo bem?
ResponderExcluirAgradeço pela visita com certeza fazia muito tempo que não
te via mais pela casa; então... com certeza um belíssimo post essas
edificações são muito belas.
Abraços.
Amigo Luiz!
ResponderExcluirQue bela a igreja de Nossa Senhora da Candelária. Como é linda a história que deu origem a Catedral.
Tenha uma excelente semana.
Um abraço
Os tectos são fenomenais.
ResponderExcluirMuy interesante la historia de la construcción de esa iglesia, estimado amigo Luiz. Muy hermosa en su arquitectura también. Gracias por compartir. Un abrazo.
ResponderExcluirMuy bello ese santuario. Feliz día Luiz. Un abrazo
ResponderExcluirVaya si trae tras de si una legendaria historia la capilla y la virgen de la Candelaria, Un abrazo. Carlos
ResponderExcluirHistórica iglesia. Recuerdo haber pasado por allí... Abrazo até vocé, amigo Luiz.
ResponderExcluirA beautiful church and photos.
ResponderExcluirQue máximo saber mais sobre a história da igreja, Luiz muito boa a sua postagem abraço.
ResponderExcluirHola!! Es una belleza de iglesia. Saludos
ResponderExcluirBoa noite de quarta-feira e um excelente mês de fevereiro.
ResponderExcluir