quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Tesouros Ancestrais do Peru Parte I. Rio de Janeiro RJ.

    A Exposição Tesouros Ancestrais do Peru, que apresenta a Cultura Peruana, ficará até o final de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Prédio do CCBB - Rio. 






















    Uma viagem pelas civilizações andinas pré-hispânicas até o Império Inca é a sensação que o público terá ao visitar a Exposição Tesouros Ancestrais do Peru, aberta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. 





















    A mostra, ficará em cartaz até 29 de janeiro, é composta por 162 peças que formam o conjunto raro de objetos encontrados em expedições arqueológicas, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local.

    Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

17 comentários:

  1. Feliz ano novo meu irmão. E em relação a esse lindo post quero dizer uma coisa: O império Inca era muito poderoso, praticamente dominava todo o continente sul-americano e evidentemente, tinha acesso às minas de materiais preciosos onde colocavam para trabalhar as tribos que escravizavam. É importante notar isto, porque ainda persiste a ideia de que antes da dominação das potências coloniais, este era algo como um paraíso de felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente tenho que discordar uma parte do seu comentário. A região sul-americana que eles dominaram era mais próxima do Oceano Pacífico ou até a Floresta Amazônica. Já na costa brasileira, do Oceano Atlântico, as tribos indígenas Tupinambás, Tupi-guaranis e outras eram fortes e bem organizadas. Talvez não tinham a metalurgia ou "técnicas Incas" daquela época.

    ResponderExcluir
  3. Preciosas esas antigüedades de Perú.Saludos

    ResponderExcluir
  4. Hi Luiz :)
    My friend very nice and interesting exhibits.
    Me greetings from Poland!!!

    ResponderExcluir
  5. Deve ser incrível conhecer esses tesouros ancestrais.
    Desejo um feliz 2024!
    O ano começou e eu preciso da sua participação na Pesquisa de Público no meu blog.
    Big Beijos,
    Lulu

    ResponderExcluir
  6. deve ser uma bela exposição. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  7. Esto demuestra que antes de la llegada de europeos en especial españoles y portugueses por allí había o hubo grandes culturas, algunas igual desaparecidas. Yo no voy a decir que los españoles solo hicimos cosas buenas porque malas también hubo alguna.
    En Perú como se puede ver en reportajes televisivos aún hay muchas personas aborígenes y se conserva el Quechua lo que ahora no puedo decir si es oficial como el Guaraní en el Paraguay.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, Luiz. Eu acho que nós, sul americanos, devíamos ter mais interesse nas culturas do continente, procurar saber mais as histórias uns dos outros.

    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Quanta coisa linda mostraste aqui! Feliz 24! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  10. A civilização Inca é uma das que mais me fascina.
    Bfds

    ResponderExcluir
  11. Tesoros fascinantes, qué belleza en esas obras.

    Un abrazo, Luiz, y feliz día

    ResponderExcluir
  12. Como siempre, nos ofreces un magnifico reportaje.
    Feliz 2024 Luiz. Un abrazo

    ResponderExcluir
  13. The culture of the peoples of Peru is very interesting!

    ResponderExcluir
  14. Olá querido amigo, você realmente será um bom guia. Ou talvez este seja você também. Porque o que você compartilhou com as fotos também ficou lindo e interessante. Nunca chego tão longe. Atenciosamente do seu amigo holandês Tine
    https://catherinetine.blogspot com & tinedejong.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. I wish I could visit this exhibition of Peru's treasures! The photos in your post are amazing!

    ResponderExcluir
  16. Preciosos tesoros, me gustan mucho. Besos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.