sexta-feira, 25 de julho de 2025

Pinacoteca de São Paulo Parte V. São Paulo SP.

    A Pinacoteca do Estado de São Paulo mantém um acervo de arte brasileira, principalmente ente os séculos XIX e XX.












   Entre as mais de sete mil obras da instituição, estão pinturas, gravuras, fotografias, tapeçarias, objetos de arte decorativa e um seleto conjunto de imaginaria do período colonial, capazes de fornecer um amplo panorama de arte nacional.












   No seguimento referente ao século XIX, certamente o núcleo mais consistente e importante da instituição, é possível entrar em contato com a maior coleção de obras de Almeida Junior.












   Entre paisagens, retratos e cenas de interior se sobressaem as célebres obras caipira fumando, saudade e leitura.

   Fonte: www.wikipidia.org Pinacoteca de São Paulo

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Pinacoteca de São Paulo Parte IV. São Paulo SP.

    Os elementos marcantes da estrutura do museu, como as colunas, os tijolos e a escadaria, fazem parte do sistema de identidade visual.












   As origens da Pinacoteca de São Paulo remetem à criação do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Este, por sua vez, é fruto de um contexto de profundas modificações sociais, políticas e econômicas que operavam em São Paulo, na segunda metade do século XIX.












   A então província, que se mantivera de pouca expressão até a década de 1870, metamorfoseava-se, alavancada pela expansão cafeeira e pela consolidação da rede ferroviária.












   Recebia um grande fluxo de imigrantes (intensificado após a abolição da escravatura), que conferiam transformações significativas, abarcando desde a cultura material e hábitos alimentares até as novas formas de socialização.

   Fonte: www.wikipidia.org Pinacoteca de São Paulo