Em 1908, desembarcou o primeiro grupo de japoneses, destinados a trabalhar como colonos nas fazendas de café do interior do estado de São Paulo. Nos anos seguintes, novas levas de japoneses continuaram a chegar. Assim, grupos de japoneses foram saindo do interior de São Paulo do interior de São Paulo e se mudando para a capital.
A preferência pela Liberdade ocorreu principalmente porque na região havia moradias a custo relativamente baixo, havendo também a possibilidade de sublocação das casas para terceiros, o que barateava e também com o rápido acesso à região central da cidade de São Paulo.
Durante a II Guerra Mundial, a comunidade japonesa foi perseguida pela ditadura de Getúlio Vargas, sobre o pretexto de proteção da "Segurança Nacional". Em 1942, Vargas rompeu relações diplomáticas com o Japão.
Na noite de 2 de fevereiro, japoneses foram avisados que teriam que mudar de lugar em 12 horas. Sem ter para onde ir, a maioria ficou. Somente com o fim da guerra, em 1945, que os japoneses puderam retornar suas atividades, onde reabriram seus negócios.
Fonte: www.wikipidia.org Liberdade (bairro de São Paulo).