sábado, 8 de novembro de 2025

Palácio Capanema Parte I. Rio de Janeiro RJ.

    O Palácio Gustavo Capanema, também conhecido arquitetonicamente como prédio do Ministério da Educação, é um edifício de escritórios no Centro do Rio de Janeiro.











   Como o primeiro projeto modernista no Brasil, é historicamente importante para o desenvolvimento arquitetônico do Modernismo no país e foi incluído na lista provisória da UNESCO.











   É um dos melhores exemplos da arquitetura brasileira da década de 1930, foi projetado em 1935 e 1936.











   Foi projetado por Lúcio Costa (futuro projetista do plano diretor da capital modernista do Brasil, Brasília), juntamente com Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Carlos Leão, Jorge Machado Moreira e Roberto Burle Marx.

   Fonte: www.wikipidia.org Palácio Gustavo Capanema

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Museu da Justiça Parte VII Final. Rio de Janeiro RJ.

    O acervo do Museu da Justiça inclui 20 mil processos judiciais - o mais antigo, de 1723 -, 1.600 livros, periódicos, documentos, fotografias e objetos relacionados a fatos e personalidade de destaque da Justiça do Rio de Janeiro, inclusive arquivos audiovisuais com depoimentos de magistrados.














   Afim de conservar essa memória, são realizadas exposições presenciais ou virtuais e visitas guiadas mediadas por educadores, que explicam detalhes sobre a arquitetura do palácio.















   Entre tesouros guardados, merecem destaque especial os livros de compra e venda de escravos, inventários de membros da família imperial, de presidentes da República e de personalidades como Rui Barbosa e José Lins do Rego, compreendidos desde o século XVI até o ano de 1940.














   Há, também, processos criminais que ganharam as páginas dos jornais, como o que trata do assassinato de Euclides da Cunha e o referente ao atentado contra Carlos Lacerda.

   Fonte: https://multi.rio/index.php/familia/14030-pal%C3%A1cio-da-justi%C3%A7a-guarda-rela%C3%A7%C3%A3o-antiga-com-o-teatro