sábado, 19 de julho de 2025

Vidas em Cordel. São Paulo SP.

    "A exposição Vidas em Cordel apresenta um cordão de histórias, mostrando um Brasil diverso, caleidoscópio, com suas mazelas e injustiças, mas também como suas belezas e encantos. Um verdadeiro tributo à coragem e resiliência dessas pessoas". (Marco Haurélio, curador)











   Histórias de vidas contadas no formato da literatura de cordel são os destaques da mostra temporária no Museu da Lingua Portuguesa, montada no Pátio B da instituição.











   Baseada em narrativas individuais de pessoas comuns e personalidades como obras literárias, ao mesmo tempo épicas e cotidianas, a mostra é correalizada pelo Museu da Pessoa e tem curadoria do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora Lucélia Borges.











   São narrativas inspiradas nos depoimentos de personalidades ímpares, que desenvolveram trabalhos de grandes impactos na região da Luz, no Centro Histórico da capital paulista, onde o Museu da Língua Portuguesa está localizado.











   A exposição chega à São Paulo depois de passar por Pernambuco (Santa Cruz), Bahia (Salvador, São José do Paiaiá, Mucugê e Feira de Santana) e Minas Gerais (Paracatu).











   Para Lucas Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa, Vidas em Cordel explora o que há de único e coletivo, banal e extraordinário na vida de cada um de nós.

   Fonte: Museu da Lingua portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.