segunda-feira, 13 de abril de 2026

Amazônidas Parte II Final. Rio de Janeiro RJ.

    A arte amazônida não se restringe aos grafismos indígenas transmitido entre gerações e à biodiversidade da região, mas se torna um testemunho vivo de uma conexão intrínseca com o ambiente e ancestralidade dos povos colonizados.






   Elementos do patrimônio cultural construído permanecem até o presente, ressaltando a influência europeia através de traços do neoclassicismo, de art nouveau e do ecletismo em fachadas revestidas de azulejos portugueses, além da utilização de ferro introduzido na região.






   A mostra estabelece um diálogo entre o processo criativo individual, o exercício pictórico e suas expressões que remetem o ambiente amazônico.




   
   Memórias vividas na região, a população ribeirinha, a fauna e a flora, os povos originários, o cotidiano, a hora da chuva, mangueiras, igarapés, rios e ilhas, a fé, as manifestações religiosas e vários exemplos de arquitetura herdada dos europeus servem de inspiração, dando cor às imagens e as obras aqui expostas.






   Amazônidas apresenta a narrativa das mulheres nativas que afloram a criatividade e aguçam o interesse do espectador em desvendar e traduzir os mistérios da floresta por meio de pinturas, fotografias, instalações e esculturas.

   Fonte: Renata Costa
Curadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.