Arariboia ou Martim Afonso de Souza foi um cacique de tribo dos temiminós, grupo indígena tupi que habitava o litoral brasileiro no Século XVI. Ajudou os portugueses na conquista da Baía de Guanabara frente aos tamoios e franceses, em 1567. Como recompensa, os portugueses lhe cederam uma região na entrada da baía que viria a dar origem à atual cidade de Niterói, da qual é considerado o fundador.
O Palácio dos Correios é um edifício eclético de gosto francês e foi inaugurado em 1914 para abrigar a sede regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro. O espaço Cultural foi criado no dia 14 de novembro de 2014, data do centenário do Palácio dos Correios.
O Teatro João Caetano, ou Teatro Municipal João Caetano. mais conhecido como Teatro Municipal de Niterói, foi construído no século XIX, e passou por inúmeras reformas e melhorias ao longo dos anos, sendo, em 1995, reinaugurado após restauração.
O Palácio Arariboia é popularmente conhecido como pelos niteroienses como a Prefeitura Velha. O Palácio Arariboia foi a primeira sede da prefeitura do município. O palácio foi inaugurado em 1910 para ser o Paço Municipal, que brigaria a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal, o prédio foi batizado de Palácio Arariboia mais tarde, em 1973, por ocasião das celebrações do Quarto Centenário da fundação de Niterói.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída, entre 1663 a 1671 pelo devoto Afonso Corrêa de Pina, negro e pobre, que, com esmolas da população, arrecadou dinheiro para as obras, em um sítio oferecido pelos herdeiros do cacique Arariboia. Hoje a Igreja é um museu brasileiro de arte sacra, mantido pela Arquidiocese de Niterói.
O Palácio da Justiça de Niterói é um edifício histórico e foi inaugurado em 1919 para abrigar o Tribunal da Relação do antigo Estado do Rio de Janeiro. O início das obras ocorreu em 1913, quando o francês Emile Dupuy Tessain foi encarregado da elaboração dos projetos referentes a esse prédio, compondo o centro cívico, a chamada Praça da República.
A Biblioteca Parque de Niterói, anteriormente conhecida como "Biblioteca Pública de Niterói", foi inaugurada em 1935, quando Niterói era capital do antigo Estado do Rio de Janeiro. Um prédio em estilo neoclássico, foi projetada pelo arquiteto ítalo-brasileiro Pietro Campofiorito, integra o conjunto cívico da Praça da República.
O prédio onde atualmente está instalada a Câmara Municipal é uma das edificações que compõem a Praça Cívica. Sua arquitetura é monumental como a dos modelos europeus imponentes, unindo traços neoclássicos e a ornamentação pesada do final do ecletismo. A fachada principal do prédio inspira-se em um templo romano, com sei colunas e um frontão triangular de ornamentação simples.
Fonte Wikipédia: Niterói, Arariboia, Palácio dos Correios, Teatro João Caetano, Palácio Arariboia, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Palácio da Justiça, Biblioteca Parque de Niterói, Câmara Municipal de Niterói.
A very interesting post!!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário e visita.
ExcluirOlá Luiz,
ResponderExcluirTantos grandes e belos edifícios nos mostra hoje! Belo conteúdo histórico.
Beijinhos e boa semana!
Boa noite Micaela. Niterói tem essa arquitetura por ter sido capital de um estado brasileiro.
Excluirlindo. beijos, pedrita
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Pedrita.
ExcluirWow a very good and interesting post. Thank you.
ResponderExcluirFico feliz que você gostou Nicole.
ExcluirUma verdadeira aula de história que me deliciou ler. As fotos são muitos bonitas que, exemplarmente, ilustram o texto. Grato pela partilha.
ResponderExcluir.
Um dia feliz … abraço
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Boa noite Ricardo. São uma parte da nossa história.
ExcluirOlá, tudo bem? Dizem que é melhor morar em Niterói do que Rio de Janeiro. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br
ResponderExcluirBoa noite Fábio. Niterói é considerada uma das melhores cidades com qualidade de vida do Brasil.
ExcluirAlém de linda, Niterói é uma boa alternativa de morada para aqueles que trabalham no Rio... e preferem uma vida menos agitada. Belas fotos, amigo! Meu abraço, boa semana.
ResponderExcluirA cidade sorriso é muito mais do que uma bela vista para a cidade do Rio de Janeiro. Tem muita cultura, praias e natureza.
ExcluirQue riquíssima postagem, amei ler,Niterói de parabéns!
ResponderExcluirRio de Janeiro/ capital Rio de Janeiro, assim como São Paulo/ São Paulo, mas Niterói é linda, com suas praias maravilhosas na região dos lagos!
Amei ver todas as fotos, tudo muito bem e ler e aprender sempre é uma alegria!
Parabéns também para você com sua sabedoria e postagem rica!
Abraços apertados!
Boa noite Ivone. Isso já aconteceu com outros estados. Se eu não estiver enganado, Espírito Santo e Paraíba.
ExcluirMuito obrigado por sua optima información que no conhecía...
ResponderExcluirAbrazo grande amigo luiz.
Boa noite Carlos. Espero que você possa conhecer Niterói um dia.
ExcluirMuito interessante .Fiquei refletindo como seria Niterói se fosse descoberta e colonizado por franceses?
ResponderExcluirExcelente publicação
Abraço
Boa noite Marina, isso poderia acontecer também com a cidade do Rio de Janeiro.
ExcluirMais um passeio fabuloso! Obrigado pela partilha!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Eu que agradeço sua gentileza e visita Teresa.
ExcluirLuiz I thank you for writing the story of Niterói. I got to know a new place. Very nice pictures and wonderful architecture! In my hometown the most beautiful building is the historic synagogue. After the renovation (a few years ago) it is the Meeting of Cultures Centre. Luiz I send you greetings!
ResponderExcluirBoa noite Anna. Fico feliz que sua cidade preserva um pouco da sua história. Obrigado pela visita e carinho.
ExcluirExcelente documentário da cidade de Niterói. Ótimas imagens e textos mostrando nossa rica história. Não sabia que Niterói um dia foi capital do Rio de Janeiro. Cada dia aprendo mais com suas postagens. Beto Souto
ResponderExcluirBoa noite meu querido amigo e professor Beto Souto. Niterói foi capital do estado do Rio de Janeiro e a cidade do Rio de Janeiro, do estado da Guanabara.
ExcluirTodos excelentes mas o edifício dos Correios arrasa!
ResponderExcluirBoa noite Pedro. Sempre posto exposições que são realizadas nos Correios.
ExcluirHermosos edificios bien cuidados. Te mando un beso
ResponderExcluirObrigado pelo comentário JPA.
Excluir
ResponderExcluirThe Palácio dos Correios (1914) was a very elegant building to house the Brazilian Postal and Telegraph Co. I am delighted the cultural space was created in 2014, right on the centenary of the Palácio dos Correios
Foi uma ótima decisão minha querida amiga.
ExcluirIt's very interesting to read about history of Brazil.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Irina.
ExcluirAMEI VER MINHA TERRA NATAL.
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado minha querida amiga Maria.
ExcluirToso se ve muy bonito. Besos.
ResponderExcluirObrigado pela visita e comentários Teresa.
ExcluirUn bonito recorrido por esa ciudad no solo por sus calles también su historia.
ResponderExcluirSaludos.
Niterói tem uma história maravilhosa, meu amigo Tomás.
Excluir