segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Niterói 448 anos Parte I. Niterói RJ.

No ano de 1555, o navegador francês Nicolas Durand de Villegagnon se aliou aos índios tupinambás que dominavam a Baía de Guanabara e instituiu uma colônia francesa na região , a França Antártica. A região era evitada pelos portugueses por causa da hostilidade dos tupinambás. A cidade de Niterói foi fundada em 22 de novembro de 1573 por Arariboia, quando recebeu a denominação de São Lourenço dos Índios, o primeiro núcleo de povoamento.

Arariboia ou Martim Afonso de Souza foi um cacique de tribo dos temiminós, grupo indígena tupi que habitava o litoral brasileiro no Século XVI. Ajudou os portugueses na conquista da Baía de Guanabara frente aos tamoios e franceses, em 1567. Como recompensa, os portugueses lhe cederam uma região na entrada da baía que viria a dar origem à atual cidade de Niterói, da qual é considerado o fundador.





O Palácio dos Correios é um edifício eclético de gosto francês e foi inaugurado em 1914 para abrigar a sede regional  da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro. O espaço Cultural foi criado no dia 14 de novembro de 2014, data do centenário do Palácio dos Correios.





O Teatro João Caetano, ou Teatro Municipal João Caetano. mais conhecido como Teatro Municipal de Niterói, foi construído no século XIX, e passou por inúmeras reformas e melhorias ao longo dos anos, sendo, em 1995, reinaugurado após restauração. 





O Palácio Arariboia é popularmente conhecido como pelos niteroienses como a Prefeitura Velha. O Palácio Arariboia foi a primeira sede da prefeitura do município. O palácio foi inaugurado em 1910 para ser o Paço Municipal, que brigaria a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal, o prédio foi batizado de Palácio Arariboia mais tarde, em 1973, por ocasião das celebrações do Quarto Centenário da fundação de Niterói.





A Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída, entre 1663 a 1671 pelo devoto Afonso Corrêa de Pina, negro e pobre, que, com esmolas da população, arrecadou dinheiro para as obras, em um sítio oferecido pelos herdeiros do cacique Arariboia. Hoje a Igreja é um museu brasileiro de arte sacra, mantido pela Arquidiocese de Niterói. 





O Palácio da Justiça de Niterói é um edifício histórico e foi inaugurado em 1919 para abrigar o Tribunal da Relação do antigo Estado do Rio de Janeiro. O início das obras ocorreu em 1913, quando o francês Emile Dupuy Tessain foi encarregado da elaboração dos projetos referentes a esse prédio, compondo o centro cívico, a chamada Praça da República.





A Biblioteca Parque de Niterói, anteriormente conhecida como "Biblioteca Pública de Niterói", foi inaugurada em 1935, quando Niterói era capital do antigo  Estado do Rio de Janeiro. Um prédio em estilo neoclássico, foi projetada pelo arquiteto ítalo-brasileiro Pietro Campofiorito, integra o conjunto cívico da Praça da República.





O prédio onde atualmente está instalada a Câmara Municipal é uma das edificações que compõem a Praça Cívica. Sua arquitetura é monumental como a dos modelos europeus imponentes, unindo traços neoclássicos e a ornamentação pesada do final do ecletismo. A fachada principal do prédio inspira-se em um templo romano, com sei colunas e um frontão triangular de ornamentação simples.





Fonte Wikipédia: Niterói, Arariboia, Palácio dos Correios, Teatro João Caetano, Palácio Arariboia, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Palácio da Justiça, Biblioteca Parque de Niterói, Câmara Municipal de Niterói.

40 comentários:

  1. Olá Luiz,
    Tantos grandes e belos edifícios nos mostra hoje! Belo conteúdo histórico.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Micaela. Niterói tem essa arquitetura por ter sido capital de um estado brasileiro.

      Excluir
  2. Wow a very good and interesting post. Thank you.

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira aula de história que me deliciou ler. As fotos são muitos bonitas que, exemplarmente, ilustram o texto. Grato pela partilha.
    .
    Um dia feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Dizem que é melhor morar em Niterói do que Rio de Janeiro. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fábio. Niterói é considerada uma das melhores cidades com qualidade de vida do Brasil.

      Excluir
  5. Além de linda, Niterói é uma boa alternativa de morada para aqueles que trabalham no Rio... e preferem uma vida menos agitada. Belas fotos, amigo! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade sorriso é muito mais do que uma bela vista para a cidade do Rio de Janeiro. Tem muita cultura, praias e natureza.

      Excluir
  6. Que riquíssima postagem, amei ler,Niterói de parabéns!
    Rio de Janeiro/ capital Rio de Janeiro, assim como São Paulo/ São Paulo, mas Niterói é linda, com suas praias maravilhosas na região dos lagos!
    Amei ver todas as fotos, tudo muito bem e ler e aprender sempre é uma alegria!
    Parabéns também para você com sua sabedoria e postagem rica!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ivone. Isso já aconteceu com outros estados. Se eu não estiver enganado, Espírito Santo e Paraíba.

      Excluir
  7. Muito obrigado por sua optima información que no conhecía...

    Abrazo grande amigo luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carlos. Espero que você possa conhecer Niterói um dia.

      Excluir
  8. Muito interessante .Fiquei refletindo como seria Niterói se fosse descoberta e colonizado por franceses?
    Excelente publicação
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marina, isso poderia acontecer também com a cidade do Rio de Janeiro.

      Excluir
  9. Luiz I thank you for writing the story of Niterói. I got to know a new place. Very nice pictures and wonderful architecture! In my hometown the most beautiful building is the historic synagogue. After the renovation (a few years ago) it is the Meeting of Cultures Centre. Luiz I send you greetings!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anna. Fico feliz que sua cidade preserva um pouco da sua história. Obrigado pela visita e carinho.

      Excluir
  10. Excelente documentário da cidade de Niterói. Ótimas imagens e textos mostrando nossa rica história. Não sabia que Niterói um dia foi capital do Rio de Janeiro. Cada dia aprendo mais com suas postagens. Beto Souto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu querido amigo e professor Beto Souto. Niterói foi capital do estado do Rio de Janeiro e a cidade do Rio de Janeiro, do estado da Guanabara.

      Excluir
  11. Todos excelentes mas o edifício dos Correios arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Pedro. Sempre posto exposições que são realizadas nos Correios.

      Excluir
  12. Hermosos edificios bien cuidados. Te mando un beso

    ResponderExcluir

  13. The Palácio dos Correios (1914) was a very elegant building to house the Brazilian Postal and Telegraph Co. I am delighted the cultural space was created in 2014, right on the centenary of the Palácio dos Correios

    ResponderExcluir
  14. It's very interesting to read about history of Brazil.

    ResponderExcluir
  15. Un bonito recorrido por esa ciudad no solo por sus calles también su historia.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niterói tem uma história maravilhosa, meu amigo Tomás.

      Excluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.