quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Dell' Architettura. Rio de Janeiro RJ.

O Istituto Italiano di Cultura Rio de Janeiro lançou, no Centro Cultural, o catálogo Dell'Architettura. Investigação fotográfica sobre a influência italiana na paisagem carioca. O volume reproduz os 37 painéis fotográficos em preto e branco que compõem a exposição do fotógrafo, professor e artista visual Aristides Corrêa Dutra.









A edição traz também textos assinados pelo cônsul Paolo Miraglia Del Giudice, pelo pesquisador e professor Hernani Heffner, pelo próprio Corrêa Dutra e pela diretora Lívia Raponi, também curadora da mostra juntamente com o artista.









"As fotografias de Dutra capturam com rara felicidade os elementos distintivos dessa invisível assinatura italiana, dotados de uma originalidade, artesiana e acabamento únicos na arquitetura da cidade".
Lívia Raponi, diretora do Istituto Italiano di Cultura Rio de Janeiro.









O evento será marcado por um bate-papo entre Aristides Corrêa Dutra, autor da pesquisa e das fotografias; Sérgio Magalhães, presidente do comitê executivo do UIA2021RIO; Nivaldo Andrade, ex-presidente nacional do IAB e professor da FAUFBA; Marcela Abla, co-presidente do IAB RJ e sub-secretaria de habitação do município e a mediação do professor Carlos Murdoch, coordenador de arquitetura da UVA.









Praticipam também do evento Paolo Miraglia Italiano di Del Giudice, cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro e Lívia Raponi, diretora do Istituto Italiano di Cultura Rio de Janeiro.









Fontes: https://iicrio.esteri.it/ii_riodejaneiro/pt/gli_eventi/calendario/2021/09/occupazione-italia.html

32 comentários:

  1. Have all those splendid buildings been protected and are they all in good condition now? The Italian influence on the Rio landscape was certainly powerful.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida amiga. Todos estão em boa condições.

      Excluir
  2. Muy bellas fotografías te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Acho que o evento deve ser otimo, architettura carioca e muito boa! Sempre que vou tiro muita fotos! Ah... saudades espero poder ir a Rio em 2022! Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Estelita, obrigado pela visita e carinho. Quem sabe não marcamos um suco aqui no Rio?

      Excluir
  4. Luiz,
    Que maravilhosa publicação!
    Eu amo a arquitetura do RJ e
    tenho saudades de passear
    entre elas.
    Grata por essas
    oportunidade
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida amiga. Espero que na próxima vez possamos passear juntos.

      Excluir
  5. Detalhes fotográficos deslumbrantes. O meu aplauso e elogio para esta lindíssima e informativa publicação.
    .
    Cordiais cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua visita e comentários, poeta Ricardo.

      Excluir
  6. These photos are great. I do like black and white photos :-D

    ResponderExcluir
  7. Una muestra fotográfica magnifica que muestran unos bellos edificios.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde querido amigo.
    É um belo lugar visitado por muitos turistas.

    Um ótimo final de semana.
    Abrazo

    ResponderExcluir
  9. Belíssimas fotos, Luíz
    mas se não me engano o aqueduto da Lapa
    não será de arquitetura italiana?!
    Lemos que:
    um aqueduto Arcos da Lapa ligando o morro do Desterro (atual morro de Santa Teresa) ao morro de Santo Antônio, inspirado no Aqueduto das Águas Livres, que então começava a se erguer em Lisboa. A obra estava concluída em 1723, levando as águas à Fonte da Carioca, chafariz erguido também nesse ano, que as distribuía à população no referido Campo de Santo Antônio.
    O governador Gomes Freire de Andrade (1733-1763) determinou, em 1744, a reconstrução do Aqueduto da Carioca com pedra do país, diante do elevado custo da cantaria vinda do reino. Com risco atribuído ao brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim, recebeu a atual conformação, em arcaria de pedra e cal. A Carta Régia de 2 de maio de 1747 determinou que as águas fossem cobertas por abóbada de tijolos, para evitar o seu desvio mal-intencionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha querida amiga Angela. O comentário que você fez, já tive a oportunidade de ler também. Gostaria de saber onde o autor das fotos pesquisou sobre os Arcos da Lapa terem influência italiana.

      Excluir
  10. Muy interrsante y bonita arquitectura una ciudad esplendidaquw ruve el.placer de conocer. Tus fotos fantásticas, un barazo

    ResponderExcluir
  11. sem... palavras... um encanto... um céu nesta terra... louvado seja Deus. Obrigada AMIGO pelas partilhas

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.