terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Ilha de Paquetá Parte IV. Rio de Janeiro RJ.

Em Paquetá encontramos ruas limpas, gente simpática, praias de águas calmas, lindas construções e muitas particularidades. É o lugar dos sonhos para quem quer se isolar do mundo, mas com a opção de voltar rápido se for necessário.

Igreja de Bom Jesus.






É a Igreja Matriz da paróquia de Paquetá. A construção original data de 1763, sendo a última grande reforma por volta de 1900, que preservou seu interior neo-gótico.






A Igreja de Bom Jesus, chama  a atenção do teto em madeira, pintada de azul celeste, seu acesso é fácil e fica em frente à estação das barcas.

Casa de José Bonifácio.






José Bonifácio de Andrade e Silva (1763-1838) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. Conhecido pelo epíteto de Patriarca da Independência por seu papel na Independência do Brasil. Em 11 de janeiro de 2018 foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil.

Praia José Bonifácio.






Além de sua atuação política, teve uma destacada carreira como naturalista, notadamente no campo da mineralogia, tendo recebido internacional ainda em vida. Descobriu quatro minerais, incluindo a petalita, que mais tarde permitiria a descoberta do elemento do lítio, e a andradita, batizada em sua homenagem.

Fontes: wikipedia.org Igreja de Bom Jesus

wikipedia.org José Bonifácio

www.tripadvisor.com.br Igreja de Bom Jesus

46 comentários:

  1. this church is beautiful Luiz....not to ornate.....just right...

    and I bet the swan boats are fun to take out onto the water !! ☺☺♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa conhecer um dia meu querido amigo.

      Excluir
  2. The history of Paquetá is very interesting. Luiz you showed beautiful pictures. I envy you the beautiful sunshine too!

    ResponderExcluir
  3. Hola! es un sitio muy bonito, la iglesia me encanta. Besos

    ResponderExcluir
  4. The Church looks very nice.
    I enjoyed your beach photographs too.

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz, gostei imenso de Paquetá que visitei pelo Youtube
    existem lindas filmagens dessa ilha magnifica e as pessoas têm casinhas charmosas, com as janelas abertas, veem de perto, passar os barquinhos!
    Não sabia de José Bonifácio nessa ilha, o homem tinha bom gosto!
    Esse homem teve uma vivência espetacular, e transcrevo algumas coisas que aprendi sobre ele, também talvez os portugueses gostem de saber:
    José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 1838), homem de mil funções, altamente instruído e inteligente! político, estadista, cientista e mineralogista
    "Filho de uma família rica - seu pai era importante funcionário da Coroa portuguesa - o jovem Bonifácio foi estudar na Universidade de Coimbra, onde teve uma sólida formação em Direito, Filosofia Natural e Matemática.."" se tornou pesquisador naturalista, mineralogista e professor em Portugal durante muitos anos, além de exercer cargos públicos no governo português. Entre eles, a direção dos bosques nacionais.."
    Foi comissionado em 18 de fevereiro de 1790 para empreender, às custa do Real Erário, uma excursão científica pela Europa, para adquirir, por meio de viagens literárias e explorações filosóficas, os conhecimentos mais perfeitos de mineralogia e mais partes da filosofia e história natural.
    Viajou mais de dez anos pela Europa, absorto em seus trabalhos científicos e, aos 37 anos, era um cientista conhecido e consagrado. Regressou a Portugal em setembro de 1800.
    Ocupou a cátedra de Metalurgia, especialmente criada para ele, na Universidade de Coimbra, por Carta Régia de 15 de abril de 1801
    Em 1808, quando os franceses invadiram Portugal, José Bonifácio, ao lado dos portugueses, lutou contra o ataque estrangeiro
    ".De volta ao Brasil, em 1819, aos 56 anos, José Bonifácio tornou-se ministro e conselheiro do Príncipe Regente e futuro imperador D. Pedro 1º
    Em várias publicações lemos que José Bonifácio no Brasil tinha como objetivos o fim da escravidão, a integração das comunidades indígena e africana, as reformas do ensino e do uso da terra, a utilização racional dos recursos naturais, etc.

    achei a vida deste homem incrível:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ângela. Parabéns pelo seu excelente trabalho de pesquisa sobre José Bonifácio. Nem eu sabia tanto sobre a história dele. Fiz um pequeno resumo sobre a vida dele. Obrigado pela sua excelente contribuição para o Blogger. Sempre aprendo com seus comentários. Obrigado pela atenção e carinho.

      Excluir
  6. Привет, Луис! Действительно, остров Пакет - это место мечты.

    ResponderExcluir
  7. Tanta lembranca viene agora a minha cabeza...

    Abrazo grande amigo!!

    ResponderExcluir
  8. ¡Qué bonitos son los lugares tranquilos, para alejarse del mundanal bullicio, Luiz! me encantan las playas solitarias. Un saludo.

    ResponderExcluir
  9. Unas fotos preciosas, es como estar allí. Un abrazo

    ResponderExcluir
  10. Como siempre gracias por mostrarnos lugares tan bellos de tu país.
    Un trabajo siempre excepcional.
    Un gran abrazo de corazón amigo carioca.

    ResponderExcluir
  11. Lugares lindos e tranquilos, gosto mucho amigo

    ResponderExcluir
  12. Una iglesia muy bonita y el parque me sigue pareciendo precioso.Saludos

    ResponderExcluir
  13. Qué placidez desprende, muy bonito lugar.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  14. Wonderful building and lovely photos :-D

    ResponderExcluir
  15. Siempre bonitos tus reportajes. Besos.

    ResponderExcluir
  16. Una iglesia con una singular belleza. También merecido homenaje a este padre de la patria.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  17. Um lugar paradisíaco que apenas conhecia de nome... e que estou adorando descobrir através das suas fantásticas imagens! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.