quarta-feira, 6 de julho de 2022

Gonçalo Ivo. Rio de Janeiro RJ.

Filho do escritor Lêdo Ivo (1924), estudou pintura no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1975, orientado por Aluísio Carvão e Sérgio Campos Melo. Formado em arquitetura pela Universidade Federal Fluminense, foi professor do Departamento de Atividades Educativas do MAM/RJ, entre 1984 e 1986.









Deu aulas como visitante na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ, também em 1986. Trabalhou como ilustrador e programador visual para as editoras Global. Record e Pine Press. Faz  exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior.









Em 2000, assinou o cenário do programa Metrópolis da TV Cultura. Nesse mesmo anos, montou um ateliê em Paris. Gonçalo Ivo nasceu no Rio de Janeiro em 1958. Reside e trabalha entre Paris, Madri, Nova York e seu ateliê no sítio São João, localizado nas montanhas de Teresópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro.









Conviveu desde a infância com poetas, artistas plásticos, críticos literários e músicos. Acompanhou seus pais, a professora Maria Leda e o poeta Lèdo Ivo, em várias visitas aos ateliês de Lygia Clark, Ione Saldanha, Maria Leontina, Abelardo Zaluar e Iberê Camargo, de quem recebeu as primeiras lições de desenho e pintura.









No círculo familiar conviveu com os escritores Gilberto Freyre, Marques Rebelo, Álvaro Lins e principalmente o poeta e embaixador João Cabral de Melo Neto, que se hospedava no sítio da família quando vinha de férias ao Brasil, tendo sido seu primeiro colecionador.









Toda essa experiência humanística proporcionada por seus pais repercutiu de maneira profunda na personalidade deste artista inquieto e de manifestação precoce. Sua obra foi exposta em museus brasileiros e internacionais, entre eles, Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, e na Pinacoteca do estado de São Paulo, Jan van der Togt, na Holanda, Museum of Geometric and MADI art, em Dallas, Grand Palais, em Paris, e ainda em prestigiadas galerias nacionais e internacionais.

Fontes: www.wikipedia.org Gonçalo Ivo
www.simoesdeassis.com

12 comentários:

  1. Interesting art, something different. I like them :-D

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Luiz,

    Embora já tenha lido livro do Lêdo Ivo, desconhecia este filho dele. E é claro que gostei de o conhecer e gostaria de ver estas obras de perto. E que sorte a dele ter convivido com tanta gente talentosa e interessante!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Me gusta. Mucho. Lo googlearé. Artista diverso.

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Bonita exposición llena de arte.Saludos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meus queridos amigos e amigas. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  6. Interesante pinturas. Besos Luiz.

    ResponderExcluir
  7. Nos dejas unas fotos donde se aprecia el arte de este pintor, aunque su estilo no lo entiendo.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.