sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Cachoeiras de Pau Grande Parte VI Final. Vídeos. Magé RJ.

Dentre seus pontos turísticos de Magé, podemos citar o Poço Bento, com água benta pelo jesuíta José de Anchieta. Outro atrativo é a Estrada de Ferro Mauá, hoje desativada, mas que outrora, fazia a ligação com a cidade imperial de Petrópolis A família imperial tomava uma barca na cidade do Rio de Janeiro em direção a Guia de Pacobaíba e, de lá, tomava o trem para Petrópolis, a "cidade imperial"



















Tal ferrovia é, por exemplo, citada por Machado de Assis, em seu livro Memorial de Aires. Foi a primeira  estrada de ferro do país. Hoje, essa ferrovia histórica encontra-se abandonada em sua maior parte, embora um trecho desta que liga Piabetá a Vila Inhomirim, encontra-se em operação até hoje como parte do Ramal Vila Inhomirim da Supervia.


















Inaugurado em 1723 em Vila Inhomirim que um dia pertencia a Nova Iguaçu e hoje é o 6 º distrito de Magé, o Caminho do Ouro é uma trilha antiga construída por escravos que ligava o Rio de Janeiro à Minas Gerais. Ao longo da subida é possível notar uma região pouco explorada da Mata Atlântica, protegida pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde encontramos cachoeiras quase desertas e antigas construções em ruínas da época da escravidão e ruínas da antiga Linha do Norte da Estrada de Ferro Leopoldina, que ligava Vila Inhomirim à Petrópolis.

Fonte: www.wikipedia.org Magé

13 comentários:

  1. Cachoeiras deslumbrantes. Magistrais vídeos que aplaudo e elogio. Publicação encantadora. Parabéns.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Great views!!! Luiz, my friend I wish you a good, blessed weekend!

    ResponderExcluir
  3. Por aquí decimos "algo tiene el agua cuando la bendicen" y en esa agua no solo se fijo la realeza como nos dices la bendijo un religioso.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  4. Vídeos excelentes com muitas belezas da Natureza

    ResponderExcluir
  5. Incredible videos showcasing this creek and pond

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Luiz,

    Ler palavras como 'abandonada', 'desativada', 'construções em ruínas' logo me remetem a uma causa importante para isso: o imperialismo. Mas eu acredito que haveremos de superar tudo isso.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. It would be very impressive for visitors to see the country's first railroad, at least the part that has not been abandoned. Historical railways are always fascinating.

    ResponderExcluir
  8. Preciosos lugares, amigo. Ese corto tramo que queda de ferrocarril debería ser objeto de protección.
    Un gran abrazo y feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  9. Beauty is everyhwere. Nice videos, I enjoyed them. Have a great weekend, Luiz.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde meus amigos e minhas amigas. Fico feliz em saber que vocês gostaram dos vídeos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.