sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Jardim Botânico Parte III Final. Rio de Janeiro RJ.

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ou apenas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro, Brasil. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, e um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira.












Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. A instituição é responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.












A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, que possui 600 mil amostras desidratadas (número de 2014, com uma média de 20 mil novas amostras incorporadas anualmente) completamente informatizada e disponíveis para o público na página da instituição.












A sua origem remonta à transferência da corte portuguesa para o Brasil, entre 1808 e 1821. A corte fixou-se na cidade do Rio de Janeiro, desde 1763 sede do Estado do Brasil, uma colônia portuguesa, e agora alçada à condição de sede do império português, propiciando-lhe diversas oportunidades e melhorias.












Dente essas destaca-se a implantação de uma fábrica de pólvora na sede do antigo "Engenho da Lagoa",  de propriedade de Rodrigo de Freitas dos muros atualmente integram os limites da instituição. Por decreto real de 13 de junho de 1808, o príncipe-regente Dom João (futuro rei Dom João VI), em nome de sua mãe incapacitada - a rainha Dona Maria I.












"Manda tomar posse do engenho e terras denominadas da Lagoa Rodrigo de Freitas", para criar naquele espaço o Jardim de Aclimação, com finalidade de aclimatar, com a finalidade de aclimatar as plantas de especiarias oriundas das Índias Orientais: noz-moscada, canela e pimenta-do-reino. No mesmo ano, 11 de outubro, recebeu o nome de Real Horto, e no dia seguinte (12 de outubro), o Príncipe-regente assinou um decreto real criando o cargo de feitor para a fazenda da Lagoa.

Fonte: www.wikipedia.org Jardim Botânico do Rio de Janeiro

26 comentários:

  1. é sempre muito lindo. um capricho as publicações. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiz!

    As suas "reportagens" são sempre um chamariz para uma visita presencial. De todas as que consegui acompanhar, este jardim seria com certeza o primeiro da minha lista. Deliciei-me e perdi-me na beleza deste lugar!
    Aplaudo de pé o seu empenho!

    Bom fim de semana!
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  3. Hi Luiz! I thank you that I can learn about Brazil. Your country is fascinating and beautiful. My friend I wish you a good weekend!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Luiz,

    Um passeio pelo jardim botânico seria um programa especial para mim. Amo as plantas e as daí são muito bonitas. As fotos, aliás, revelam um lugar muito lindo.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. I like the pond and the human figurines the best

    ResponderExcluir
  6. Bello jardín botánico. Lindas plantas. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Conheço o Jardim Botãnico. Lindo lugar! Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Thank goodness for this well preserved green areas, a great example of the diversity of Brazilian and foreign flora. Once a species is extinct, that is it for ever :(

    ResponderExcluir
  9. Luiz, have nice weekend! I've visited this park with you with pleasure.

    ResponderExcluir
  10. Muy buen reportaje has hecho a este Jardín Botánico, es un placer verlo y poder apreciar las especies vegetales y aves que hay en ese jardín.
    Muchos besos.

    ResponderExcluir
  11. Meraviglioso questo giardino botanico.
    Spettacolare!!!

    ResponderExcluir
  12. This is really beautiful. I love seeing the turtles. Have a nice weekend.

    ResponderExcluir
  13. Gracias por enseñarnos tan bello lugar.Saludos

    ResponderExcluir
  14. Buenas tardes, amigo mío, gracias por presentarnos ese fabuloso jardín botánico de extraordinaria belleza que desconocía.
    Precioso tu reportaje y vídeos, la naturaleza siempre es inmensamente bella, aun sufriendo el castigo del ser humano, su mayor depredador.
    Un fuerte abrazo y feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  15. No puedo decir que está igual de lindo que en mi última visita... pero sí puedo asegurar que está lindísimo!!

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  16. Un lugar para ser visitado con tiempo para poder disfrutar de todo lo que nos ofrece.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  17. Me encantó conocerlo. Besos y feliz domingo.

    ResponderExcluir
  18. Hay que cuidar la biodiversidad, ya destruimos bastante como especie.

    Saludos,
    J.

    ResponderExcluir
  19. The botanic garden in Rio de Janeiro is unique and interesting Luiz. Love all these plants.

    ResponderExcluir
  20. Beautiful photos Luiz. Have a nice sunday.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde meus queridos e queridas. Essa matéria foi somente sobre a parte externa do Jardim Botânico. Tenho outras matérias. Essa foi sobre os 200 anos do trabalho de pesquisa da flora brasileira.

    ResponderExcluir
  22. Os jardins botânicos são sempre muito interessantes de se visitar e você trouxe belas fotos e informações interessantes.

    ResponderExcluir
  23. Su trabsao e verdaderamente riguroso y completo, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  24. Grata pelas imagens e videos deste espaço deslumbrante!
    Apetece conhecer ao pormenor! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.