segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Parque Paleontológico de São José de Itaboraí Parte II Final. Itaboraí RJ.

Quando o calcário terminou, em 1984, restou uma depressão de 70 metros, que foi progressivamente coberta com água da chuva e de veios subterrâneos, erguendo um grande lago. Seis anos depois, em 1990, a Prefeitura Municipal de Itaboraí declarou a área de utilidade pública, ocupando-se como espaço educacional (sede da Escola Técnica de Agronomia) e, posteriormente, como área de moradia para a população do município, que utilizava o lago como área de lazer.











Ainda de acordo com Castro & Machado (2009), logo após a desativação da atividade mineradora alguns pesquisadores tentaram encontrar uma forma de proteger esse sítio; único no estado do Rio de Janeiro. Porém, infelizmente, duas solicitações de tombamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foram canceladas na época.












Somente através de um processo de desapropriação, em 1995, nascia o Parque Paleontológico  de São José (PPSJ), eleito pela comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), órgão ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), um dos patrimônios da humanidade.











Em 2018, o PPSJ foi reclassificado segundo o Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC), passando a ser denominado (PNMPSJI). Ficou estipulado ainda a criação de uma Unidade de Conservação da Natureza Municipal na categoria proteção integral dos bens naturais.












Com os principais objetivos de preservar e recuperar os ecossistemas naturais de grande relevância  ecológica e beleza da região; garantir a proteção da vegetação remanescente da Mata Atlântica das pesquisas científicas nos sítios arqueológicos, geológicos e paleontológicos. No PNMPSJI já forma descobertos fósseis de diversos mamíferos cenozoicos, gastrópodes, répteis e anfíbios, destacando-se o tatu mais antigo do mundo e o ancestral das emas. Ambos paleógeno, datados de cerca de 55 milhões de anos. Foram achados, também, fósseis de preguiça gigante e mastodonte, da Idade Pleistocênica (aproximadamente 20 mil anos).  Agradeço ao Mestre, Professor e Paleontólogo Luís Otávio pelas explicações e colaboração nessa postagem e materia. 

Fonte: www.ppsji.itaborai.rj.gov.br

11 comentários:

  1. Fotos muito interessantes que muito gostei de ver. Grato pela partilha.
    .
    Feliz Halloween … Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Very interesting and amazing!
    The ection there in Brazil have been in our news today.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Não conheço Itaboraí RJ. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  4. This is a great museum that showcases great fossils

    ResponderExcluir
  5. Dinosaur bones! My goodness I have always been fascinated by them!!! One of my beloved movies is "Jurassic Park" (I like the first part the most, in my opinion the worst, the least realistic is before the last "Fallen Kingdom"). Luiz I salute you!

    ResponderExcluir
  6. Luiz, I think there is a lot of work going on right now to set up a paleontological museum. It is very important to teach people and especially children to know and be interested in science.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Obrigado pela visita e comentários. Existem vários lugares aqui no Brasil, como esse que são totalmente desconhecidos.

    ResponderExcluir
  8. Siempre interesantes y bonitas tus entradas.

    ResponderExcluir
  9. a good place to bring our children to learn more what they've got in the school

    ResponderExcluir
  10. Este tipo de lugares son muy interesantes para conocer nuestros antepasados.

    Salados.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.