sábado, 29 de outubro de 2022

Pau Grande. Magé RJ.

Manoel Francisco do Santos (Magé, 18 de outubro de 1933 - Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983), mais conhecido como Garrincha, foi um futebolista brasileiro que atuou como ponta-direita. Notabilizado pela grande habilidade e por seus dribles desconcertantes, Garrincha é considerado por muitos como o mais célebre ponta-direita e o melhor driblador da história do futebol.


Esporte Clube Pau Grande - Estádio Mané Garrincha.






Mundialmente reconhecido como uma figura lendária no esporte, ele é extremamente popular entre os amantes de futebol no Brasil, onde os fãs mais antigos o consideraram melhor até do que Pelé. no auge de sua carreira, passou a assinar Manoel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado o maior driblador da história do futebol.






Museu Mané Garrincha.


Apesar de ter sido acometido por vários defeitos congênitos (ele tinha estrabismo, um desequilíbrio da pelve, seis centímetros de diferença de comprimento entre as pernas; o joelho direito tinha valgismo e o esquerdo varismo), Garrincha, "O Anjo das Pernas Tortas", foi um dos principais jogadores das conquistas da Copa do Mundo FIFA de 1958 e, principalmente da Copa do Mundo FIFA de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro.







Dos 14 gols do Brasil na competição, seis (42%) passaram por seus pés (marcou quatro e deu duas assistências para gols). Neste torneio, ele se tornou o primeiro jogador a ganhar a Bola de Ouro (melhor jogador do torneio), a Chuteira de Ouro (artilheiro da competição) e o troféu da Copa do Mundo numa mesma edição. Por conta disso, a Copa do Mundo de 1962 é conhecida no Brasil como "A Copa do Garrincha".







Incluído na Seleção do Futebol do Século XX por 250 dos escritores e jornalistas de futebol mais respeitados do mundo, ele foi selecionado, em 1994 para a Seleção de Todos os Tempos da Copa do Mundo FIFA e ficou em sétimo lugar numa votação entre especialistas da FIFA sobre o melhor jogador do Século XX. Morreu em 1983, aos 49 anos, em decorrência do alcoolismo. O cantor e compositor Moacyr Franco compôs a canção Balada nº 7 em homenagem a Garrincha.







De origem humilde, com quinze irmãos na família, Manoel dos Santos era natural de Pau Grande, distrito de Inhomirim, um bairro do município de Magé, no estado do Rio de Janeiro. Sua irmã o teria apelidado de Garrincha, fazendo uma associação com o pássaro de mesmo nome, muito comum na região. Uma das características marcantes que envolvem a figura de Garrincha relaciona-se a uma distrofia física: as pernas tortas.







Sua perna direita, seis centímetros mais curta que a esquerda, era flexionada para o lado esquerdo, e a perna esquerda apresentava o mesmo desenho, ambas as pernas eram, pois, tortas para o seu lado esquerdo. Garrincha era destro.  Afirma Ruy Castro em seu livro que já teria nascido assim, mas há vários depoimentos no sentido que tal característica tenha sido sequela de uma poliomielite.







Com quatorze anos de idade, começou a jogar amadoramente dividindo o expediente na América Fabril, fábrica têxtil, com as partidas do Esporte Clube Pau Grande. Mas não teve chance de jogar logo porque, além de sua pouca idade, o técnico Carlos Pinto temia expor o garoto aos fortes zagueiros dos times adversários. Cansado de não ter uma chance de jogar, Mané registrou-se no time do Serrano, da cidade vizinha de Petrópolis e jogou durante quase um ano. Não se sabe com certeza quem o levou a fazer um teste no Botafogo, mas nos minutos iniciais do primeiro treino, ele teria dado vários dribles em Nilton Santos, o qual já era um renomado jogador. Assim em 1953 foi adquirido pelo Botafogo, sendo um dos maiores jogadores da história do clube.

Fonte: www.wikipedia.org Garrincha

19 comentários:

  1. No conocía a este futbolista pero es que tampoco me gustó nunca el futbol.Saludos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Luiz,
    Gostei de conhecer a história de Garrincha, esse grande jogador, que desde criança comecei a ouvir falar.
    Belo e merecido seu Museu..
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Aunque no me gusta el fútbol si recuerdo a esta gran figura llamado Garrincha. Un gran abrazo amigo Luiz

    ResponderExcluir
  4. Un dotado, Garrincha. Mágico jugador. Vi sólo algunos videos de él... como para darme cuenta que fue un jugador excelso que regalaba alegría, un jugador hasta el momento inigualable también...

    Abrazo até lá, amigo Luiz.

    ResponderExcluir
  5. Hi Luiz! I heard about Garrincha (I learned about him from my dad)! Great respect for this footballer!!! My friend I have to tell you something: I’m a big fan of footballer and one of the countries that I ALWAYS support is Brazil!!! :) One of my favorite soccer players was Ronaldo (the one with the number "9" in the national team) and his posters hung in my room! Luiz I salute you and I wish you a good Sunday!!! :)

    ResponderExcluir
  6. What an achiever! Birth defects, polio and a rugged family life didn't stop him but alcoholism did.

    ResponderExcluir
  7. Había escuchado algo de la leyenda de Garrincha pero desconocía sus defectos físicos que no le detuvieron en su carrera. Algo que me entristece es que siendo un gran regateador no regatearía al alcohol.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  8. What courage and determination it took to persevere in football even though he had physical shortcomings. I can't imagine playing like he did with his legs being different lengths. Wow!
    Blessings, Luiz!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Luiz,

    Garrincha foi realmente um fênomeno. Jogador talentoso, gênio dos dribles e um dos precursores do que os especialistas chamam de 'futebol arte'.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. what a player! hopefully this place will inspire new footballers today

    ResponderExcluir
  11. Добрый день Луис! Гарринча был рождён для футбола. Он пример целеустремлённости и преодоления. Спасибо за подробный рассказ о судьбе этого выдающегося футболиста.

    ResponderExcluir
  12. Si, mi estimado amigo Luiz, el nombre de Garrincha fue muy sonado aquí en Perú...fue muy conocido...yo no soy amante del fútbol, pero en mi casa mis hijos y mi esposo hablaban de este jugador. Y por lo visto ganó muchos trofeos. Fue un triunfador, nada más que da pena que haya fallecido tan joven. Gracias por compartir esta nota. Un feliz domingo.

    ResponderExcluir
  13. Non conosco questo giocatore di calcio, ma comunque è uno sport che mi piace e che seguo volentieri

    ResponderExcluir
  14. No soy de deporte, por tanto desconocía a este jugador. Una entrada muy interesante.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  15. Contar a história de Garrincha faz parte da vida de todos os brasileiros. Obrigado pela visita e carinho.

    ResponderExcluir
  16. belo trabalho de resgate! PARABÉNS!
    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.