domingo, 9 de outubro de 2022

Sítio Roberto Burle Marx Parte IX. Rio de Janeiro RJ.

O primeiro projeto de jardim público idealizado por Burle Marx foi a Praça de Casa Forte, no Recife, em 1934. Nesse mesmo ano assumiu o cargo de Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, onde lidava com um trabalho de inspiração levemente eclética, projetando mais de 10 praças.











Nesse cargo, fez uso intenso da vegetação nativa nacional e começou a ganhar renome, sendo convidado a projetar os jardins do Edifício Gustavo Capanema (então Ministro da Educação e saúde).











Em 1935, ao projetar a Praça Euclides da Cunha ( a Praça do Internacional, conhecida também como Cactário Madalena) ornamentada com plantas da Caatinga e e do sertão nordestino, buscou livrar os jardins do "cunho europeu", semeando a alma brasileira e divulgando o "senso de brasilidade". 











Seu grupo do movimento arquitetônico modernista (junto com Luís Nunes, da Diretoria de Arquitetura e Construção, e Atílio Correa Lima, responsável pelo Plano Urbanístico da cidade), ganhou opositores como Mario Melo e simpatizantes como Gilberto Freyre, Joaquim Cardozo e Cícero Dias, com os quais se reunia. Em 1937 criou o primeiro Parque Ecológico de recife.











Sua participação na definição da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo atuado nas equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco na ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim (com espaços contemplativos e de estar) possuía uma configuração inédita no país e no mundo.

Fonte: www.wikipedia.org Roberto Burle Marx

17 comentários:

  1. É sempre bom conhecer nem que seja através da imagem fotográfica.
    Grato pela partilha.
    .
    Bom domingo … saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Bueno es dar a conocer la obra de este notorio personaje, con una inmejorable trayectoria profesional. Muy bellos espacios ajardinados.
    Un gran abrazo amigo mío y buena semana entrante.

    ResponderExcluir
  3. Magníficas obras de arte, gracias por enseñarlas. Un abrazo Luiz

    ResponderExcluir
  4. Yoiu have showcased this location very well. Have a great weekend

    ResponderExcluir
  5. Hi Luiz! Beautiful pictures, as always. Unfortunately, I at the moment can not enjoy, because my kitty didn’t come home today... Luiz my good friend I hope that you will have a good Monday!

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes pessoas de todas idades nos países muito distantes do Brasil me perguntavam sobre .B.M..Mas achavam que ele não era brasileiro .

    ResponderExcluir
  7. Inagotable obra de un artista singular Burle Marx... Tu trabajo de difusión revela, es esencial, amigo Luiz.

    Abrazo hasta allá.

    ResponderExcluir
  8. Siempre precioso lo que nos traes. Besos.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Luiz,

    Sonho com o dia em que as obras de brasileiros talentosos, como Roberto Burle-Marx, tenham a preservação que merecem e inspirem as novas gerações. Com tantos golpes e tantos altos e baixos no país isso se torna difícil.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Cuanto más conozco del arte "contemporáneo", más me quedo mirando las plantas. Será cuestión de gustos, pero...

    Saludos,
    J.

    ResponderExcluir
  11. Me encantan los jardines. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  12. As obras de arte nesse maravilhoso cenário idílico.
    Perfeito.

    ResponderExcluir
  13. Mas que bom museu boa partilha~
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo carinho e comentário. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Um lugar incrível! Fiquei igualmente fascinada com as peças de arte, que se integram tão bem, no espírito deste espaço!
    Com trabalho e talento... magia acontece! Assim a intervenção humana, é de louvar...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.