quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Memorial da Cavalhada. Brumal Distrito de Santa Bárbara MG.

Criada em 1937, a Cavalhada de Brumal é um teatro a céu aberto, livre e gratuito, realizado no Largo da Igreja de Santo Amaro. Nela, cavaleiros os representam históricos acontecimentos medievais. A Cavalhada é uma encenação das lutas entre os mouros, muçulmanos do norte da África e cristãos europeus pelo domínio da Terra Santa, na Idade Média, foi apresentada pela primeira vez em 1451, nas festas de despedida da princesa Leonor ao se casar com o rei dos romanos, Frederico III.









O Memorial da Cavalhada mantém viva a memória desta tradicional manifestação cultural do distrito de Brumal, Santa Bárbara Minas Gerais. É o símbolo da cultura e da religiosidade de um povo. A casa representa um total de 273m² de área construída, que foi repartida em duas partes. No subsolo ficaram vestiários, cozinha, depósito, lavanderia e salão de eventos.









Já o pavimento térreo possui uma varanda (frente e fundos) e banheiros. Este espaço também abriga a rouparia típica, além de outros adornos que fazem referência a história da Cavalhada. Homenageada: Maria Joaquina de Souza é quem da nome a sede dos cavaleiros de Brumal, por ter representado os valores religiosos daquela comunidade.









Ao longo da tradicional Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro, do qual era devota fervorosa, ela sempre teve seu lar como ponto de acolhida e partida dos cavaleiros. Joaquina doou, em vida, o terreno de sua residência à Associação Comunitária de Brumal, sob a condição de que naquele local fosse construído um espaço para acolher os cavaleiros. Esta nobre senhora construiu uma intensa trajetória de trabalho e dedicação em prol de sua comunidade, tendo falecido aos 93 anos.









Os Padres Jesuítas portugueses que vieram para o Brasil por volta de 1600 usavam a encenação da Cavalhada para instruir índios e escravos na fé católica. A Cavalhada de Brumal teve início em 1937, introduzida em Brumal pelo tropeiro Jorge da Silva Calunga, natural de Morro Vermelho, distrito de Caeté, que trabalhava na Fazenda Paraíso, em Sumidouro, com ajuda de seu amigo e compadre Amaro Antônio Luiz, que também era tropeiro.

Fonte: www.guiadaestradareal.com.br Cavalhada de Brumal MG
Livro Brumal e Seus Encantos Aldrava Letras e Artes Mariana-MG 2019

15 comentários:

  1. The costumes look unique and special

    ResponderExcluir
  2. I'm just dropping by to wish you a peaceful and healthy thursday. A prosperous year in 2023, and may we continue on this road together.
    melodyjacob.com

    ResponderExcluir
  3. How amazing that an elderly woman would insist on space being made available for the knights.

    ResponderExcluir
  4. Luiz this is a very interesting place. I salute you!!!

    ResponderExcluir
  5. Genial me parece mágico la labor de esa mujer. Te mando un beso y ten un feliz día de reyes.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Luiz,

    Acho incrível que acontecimentos medievais da Europa tenham se enraizado no Brasil e até já tenha virado tradição. Contudo, este tipo de evento acontece em várias partes do país. Pertinho de Brasilia, em Pirenópolis, anualmente acontecem as cavalhadas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Interesante historia de la labor de esta señora a favor de una tradición religiosa, estimado Luiz. Un saludo y feliz año 2,023.

    ResponderExcluir
  8. Que lugar incrível. Deve guardar muitas histórias!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Espero um dia conhecer essa festa ao vivo.

    ResponderExcluir
  10. Debe ser una hermosa fiesta, en España en algunas localidades valencianas se celebran representaciones de luchas entre moros y cristianos.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  11. Gran relevamiento cultural llevas adelante, amigo Luiz. Encomiable de verdad.

    Abrazo até lá.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.