sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Museu da Vida. Rio de Janeiro RJ.

O Museu da Vida é uma instituição museológica pertencente à Fundação Oswaldo Cruz. Localiza-se no número 4.365 da Avenida Brasil, no bairro de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.













Criado em 1999, o museu faz parte da Casa de Oswaldo Cruz, unidade que visa produzir e disseminar o conhecimento histórico da saúde e das ciências biomédicas, preservar e valorizar o patrimônio cultural da saúde e divulgar ciência e tecnologia, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e social.














As exposições, peças de teatros e atividades lúdicas e interativas  buscam instigar o interesse do público pelos processos e avanços científicos e seus impactos no cotidiano. O museu pretende, sobretudo, ampliar o nível de participação da sociedade em questões ligadas à ciência, à saúde e à tecnologia.














O circuito de visitação tem início no Centro de Recepção, onde o visitante recebe informações. e orientações. Os espaços possuem exposições de longa duração, que abordam temas como biodiversidade, evolução, energia, arte e ciência, percepção sensorial, óptica e história da ciência.













Conta com outros setores que buscam fazer a articulação com professores e escolas, promover o debate e a reflexão sobre a divulgação científica, realizar estudos para avaliar seu público, desenvolver produtos multimídias e de divulgação, além de preservar o acervo museológico da Fiocruz.

Fonte: www.wikipedia.org Museu da Vida


18 comentários:

  1. Muito bom, gosto imenso de museus, no último fim de semana foi até ao museu mais visitado em Portugal e fiz até um post. Passe lá, vai gostar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Hi Luiz! Great place! This museum must be fascinating!
    But the word "life" today has a special dimension for me... Today is the anniversary of the liberation of Auschwiz-Birkenau - the largest German extermination camp - a German death factory! Yes German - not Nazi!!!
    Another thing: my friend died yesterday... He was in a car accident... He had two small children 6 and 3 years old....

    ResponderExcluir
  3. A museum with interactive engagements is a brilliant idea, especially if the hope is to engage and expand children's minds.
    Are the displays outside? What happens when it rains?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Luiz,

    Muito interessante. E só por divugar ciência e tecnologia já ganha o meu apreço. Nesses últimos anos descobrimos que há no Brasil muita gente que não entende nada de ciência.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Não sabia deste museu da vida, quem sabe se eu for no Rio outra vez vá lá visitar? Ah sim , você disse que não sabe tirar foto, é claro que vc sabe, é cada foto linda que você posta aqui! Gosto muito de conhecer os lugares que vc visita! Um abraço! 😘

    ResponderExcluir
  6. Molto interessante questo museo.Buon fine settimana.

    ResponderExcluir
  7. Bonito e interesante museo. Buen día.

    ResponderExcluir
  8. Museu da Vida. Um nome muito sugestivo. Belas fotos
    .
    Sábado feliz … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. LUIZ,
    VOCE NÃO IMAGINA COMO ANDA O NÚMERO INACREDITÁVEL DE OPÇÕES DE GENÊRO SEXUAL.
    NOSSO BLOG "HUMOR EM TEXTOS" PEQUISOU E DESCOBRIU UM VIDEO ABSOLUTAMENTE ESCLARECEDOR SOBRE A MATÉRIA.
    NÃO DEIXE DE CONFERIR!!!
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  10. Maravillloso. Imperdible. Otra institución y lugar para conocer, amigo Luiz.

    Abrazo até vocé.

    ResponderExcluir
  11. Un museo que solo con el nombre invita a ser visitado y con lo que nos muestras mucho mas. El reportaje es muy dibulgativo.

    Saludos.

    ResponderExcluir
  12. Muy bonito museo, con variedad de objetos y en un lugar privilegiado.

    Un abrazo, Luiz

    ResponderExcluir
  13. A Fiocruz é uma das maiores produtoras de vacinas do mundo. O Museu da Vida é rico em conhecimentos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.