segunda-feira, 20 de março de 2023

Parque Natural Municipal Barão de Mauá. Magé RJ.

O Parque Natural Municipal Barão de Mauá é uma área de 113 hectares que sofreu um grave acidente de derramamento de óleo nos anos 2000 e, desde então, diversos trabalhos de reflorestamento, com espécies tipicas de manguezal. Desastre ocorreu em 2000 após o rompimento de um duto da Petrobrás que ligava a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) a um terminal na Ilha D'Água.











A Petrobrás foi multada e parte do dinheiro foi destinado ao reflorestamento dos locais prejudicados. Hoje, o Parque Barão de Mauá é um centro importante para educação ambiental, fomento à pesquisa científica, turismo ecológico e, além disso, mantém os recursos pesqueiros de Magé pois é um grande berçário da vida marinha.











"Estou trabalhando aqui desde 2001. O IBAMA deu esta área como perdida e disse que as árvores não iam crescer, mas hoje já temos uma área de conservação e um parque com 113 hectares reflorestados," conta o  educador ambiental, Adeimantus Carlos.











Adeimantus se tornou um especialista em mangue e é um dos principais responsáveis pelo processo bem-sucedido de plantio, que tem características peculiares em função de contaminação. Orgulhoso, Adamantus conta que 90 dos 113 hectares do manguezal já foram reflorestados e que é possível encontrar árvores com cerca de 20 metros de altura.






Caranguejos.






No caminho, se nota também uma assustadora população de caranguejos que, segundo Adeimantus, se distribuem entre mais de 10 espécies diferentes. Também usufruem do ambiente cerca de 100 espécies de aves, entre residentes e migrantes, além de mamíferos como o mão-pelada (guaxinim) e o furão.

Fontes: www.mage.rj.govbr
www..ecodebate.com.br

14 comentários:

  1. Hi Luiz.
    My friend, I’m very sorry to read that there was an environmental disaster in this park. This is very sad. Poor animals and plants....
    Luiz I salute you!

    ResponderExcluir
  2. Otro parque muy interesante. Un beso.

    ResponderExcluir
  3. A good collection of photographs, and also nice to read that "today we already have a conservation area and a park with 113 hectares reforested"

    All the best Jan

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Luiz,

    Eis aí mais um parque necessário. Que bom que o desastre, que colocou em risco até mesmo a existência do parque, já esteja praticamente superado. Sonho com o dia em que o Brasil possa melhorar uns 1000% os seus parques e outros locais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Conmovedora ejemplar tarea. Han logrado sanear y preservar la flora y fauna amenazada por la imprevisión de una petrolera... Felicitaciones!!

    ResponderExcluir
  6. Luiz, você já esteve neste parque. Você costuma falar sobre os parques do Brasil, mas não sei se você mesmo já os visitou.

    ResponderExcluir
  7. How is the environmental education organised, and the promotion of scientific research? Is there a lecture all there?

    ResponderExcluir
  8. Bello otoño en esas imágenes. Feliz semana Luiz. Un abrazo

    ResponderExcluir
  9. Bello paseo entre la naturaleza.Saludos

    ResponderExcluir
  10. Grazie mille per mostrarci tutte le meraviglie del tuo Paese

    ResponderExcluir
  11. Hola! me alegro que poco a poco se este recuperando la zona, es un sitio precioso. Saludos

    ResponderExcluir
  12. Quizás lo que nos muestra este parque que la naturaleza es capaz de reconquistar aquello que intentamos arrebatar.

    Saludos.

    ResponderExcluir

Oi obrigado pelas suas mensagens. Seja bem-vindo. Sou grato a todos que deixaram seus comentários e mensagens. Novos amigos são bem vindos. Não existe distância para amigos de verdade. Desejo a todos, muita saúde nesse tempo difícil e complicado. Tudo isso terminará um dia.